Grupos de processos de gerenciamento de projetos e suas áreas de conhecimento (PMBoK 5ª ed.)

Este é um resumo para que se possa ter uma visão geral de como são separados as áreas de conhecimento nos grupos de processos de gerenciamento de projetos no PMBoK 5ª ed.

Os grupos de processos são:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Áreas de conhecimento

Grupos de processos

Iniciação

É um grupo muito importante para o sucesso do projeto, mesmo não consumindo muito tempo ou recursos. Ele deve iniciar assim que foi estabelecido um consenso de que o projeto deve iniciar. Aqui será definido o gerente do projeto, são identificados os stakeholders, o motivo do projeto ser criado e seu entendimento de forma ampla, assim como os objetivos, premissas e restrições do mesmo. Em resumo:

  • Determinar os objetivos do projeto;
  • Definir o gerente do projeto;
  • Identificar as partes interessadas;
  • Documentar as premissas e restrições;
  • Elaborar o termo de abertura do projeto.

Planejamento

Aqui serão determinados o escopo do projeto (o que será feito), a equipe e suas funções (quem vai fazer o que), o cronograma (quando e prazos), orçamento (o custo), padrões e métricas de qualidade adotados, identificação dos riscos, o que será feito nas aquisições (fazer, comprar, alugar, etc), como será a execução do gerenciamento do projeto e sua aprovação e reunião inicial. Em resumo:

  • Elaborar e divulgar a especificação do escopo do projeto;
  • Desenvolver a estrutura analítica do projeto (EAP);
  • Desenvolver o cronograma;
  • Determinar a necessidade de recursos;
  • Definir como serão as aquisições;
  • Desenvolver o orçamento;
  • Desenvolver e divulgar o plano de gerenciamento do projeto.

Execução

Aqui e onde de fato o trabalho será realizado, fazendo com que a equipe do projeto se mobilize e haja de acordo com o que foi planejado e fazendo os devidos reparos e mudanças aprovadas ao longo do projeto, desenvolvimento da equipe e seleção de contratação de fornecedores. É aqui que serão utilizados em maior quantidade os recursos do projeto (pessoas, materiais e financeiros). Em resumo:

  • Alocar e desenvolver a equipe de execução do projeto;
  • Alocar os recursos necessários para o trabalho;
  • Executar o plano de gerenciamento do projeto;
  • Executar o trabalho do projeto.

Monitoramento e Controle

Aqui também o trabalho está sendo executado, mas o foco é na verificação e medição do trabalho para comparar com o que foi planejado. Caso encontre alguma (possível) divergência de acordo com a linha de base do projeto, sejam de custos, riscos, tempo, qualidade ou qualquer outro que seja importante para o projeto, ações deverão ser tomadas de forma corretiva ou preventiva. Em resumo:

  • Medir o desempenho do projeto comparando com a linha de base do projeto;
  • Determinar as variações e suas recomendações de ações corretivas ou preventivas;
  • Avaliar as ações corretivas que foram utilizadas;
  • Auditoria de riscos;
  • Execução de relatórios de desempenho;
  • Administrar os contatos.

Encerramento

Aqui será feita a confirmação que o trabalho foi concluído, recebendo a aceitação formal pelo cliente. Serão emitidos relatórios de desempenho finais, arquivamento dos registros, atualizações da base de conhecimento das lições aprendidas, encerramento do projeto e liberação dos recursos do projeto. Em resumo:

  • Obter a aceitação formal do produto do projeto pelo cliente;
  • Arquivar os registros do projeto;
  • Documentar as lições aprendidas;
  • Formalizar o encerramento das aquisições e do projeto.

Mapa mental

grupos de processos e áreas de conhecimento pmbok 5

Tabela de processos por área de conhecimento

Tabela dos grupos de processos e áreas de conhecimento do PMBOK 5

Tabela dos grupos de processos e áreas de conhecimento do PMBOK 5

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

2 Responses to “Grupos de processos de gerenciamento de projetos e suas áreas de conhecimento (PMBoK 5ª ed.)”

  1. Jotta Müller disse:

    Muito bom resumo. Deu uma boa clareada. Você não pensou em atualizar este resumo usando a 6ª Edição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.