Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

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Esta é a penúltima área do conhecimento do PMBoK, sendo o capítulo 12 do guia.

O PMBoK diz que esta área inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à sua equipe do projeto. Veja que em um projeto, nem sempre será possível desenvolver seus produtos, ferramentas e serviços, sendo necessária a compra ou aquisição dos mesmos.

Os objetivos desta área são:

  • Aumentar a eficiência em compras/aquisições;
  • Fazer o melhor uso dos recursos internos e externos;
  • Acelerar o cronograma – Podemos utilizá-los para terceirizar um serviço ou comprar algo pronto do que desenvolver internamente no projeto;
  • Gerenciar/melhorar os custos – Procurar a melhor forma de obter um melhor ROI;
  • Reduzir os riscos relacionados, já que são grandes fonte de riscos;

Existem apenas 4 processos nesta área:

Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento
12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições 12.2 Conduzir as aquisições 12.3 Controlar as aquisições 12.4 Encerrar as aquisições

Visão geral da área

12.1  Planejar o Gerenciamento das Aquisições — O processo de documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial.

12.2 Conduzir as Aquisições — O processo de obtenção de  respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação de um contrato.

12.3 Controlar as Aquisições — O processo de gerenciamento das relações de aquisições, monitoramento do desempenho do contrato e realizações de mudanças e correções nos contratos, conforme necessário.

12.4 Encerrar as Aquisições — O processo de finalizar cada uma das aquisições do projeto.

Conceitos básicos

Acordos – Documento para tratar relacionamentos internos (equipes da mesma organização) e externos (contratos com fornecedores externos).

Contrato – É um documento que estabelece um vínculo jurídico entre duas entidades. Representa um acordo mútuo que obriga o fornecedor a oferecer os produtos, serviços ou resultados especificados e obriga o comprador a fornecer uma contraprestação monetária ou de outro tipo. Convém ser formal e escrita para evitar mal-entendidos. Normalmente o gerente de projetos não tem autoridade para assinar contratos.

Contratação centralizada – Quando uma organização possui um departamento de compras, por exemplo, que fica responsável por fazer todas as compras e contratações de todos os projetos da empresa, sendo o gerente do departamento o responsável por decidir qual irá comprar.

  • Vantagens – É mais econômica; Permite mais fácil controle dos esforços de contratação; Existe maior grau de especialização em aquisições; Possibilidade de carreira para o profissional da área de contratação; Podem ser aplicados procedimentos padronizados para todas as ordens de compras, permitindo aumento de eficiência;
  • Desvantagens – O departamento de contratação pode ser um gargalo; Menor atenção às necessidades individuais dos projetos.

Contratação descentralizada – Quando em cada projeto, tem uma pessoa especializada para realizar o processo de compras, sendo o gerente de projetos como responsável pela decisão final do que comprar.

  • Vantagens – O gerente de projetos tem mais controle/autoridade sobre o processo de compras; O pessoal de contratação fica mais familiarizado com os requisitos do projeto por fazerem parte da equipe do projeto; Existe mais flexibilidade para atender prontamente às necessidades do projeto;
  • Desvantagens – Duplicação dos esforços de contratação entre os projetos e consequentemente aumento de custos; Falta de processos padronizados entre projetos; Dificuldade de manter um alto nível de especialização em aquisições na organização.

Comprador (buyer) – É a entidade ou parte que está adquirindo (comprando) um produto, serviço ou resultado. Pode ser chamado de cliente, contratante principal, organização compradora, órgão governamental, solicitante do serviço.

Fornecedor (seller) – É a organização ou parte que está fornecendo ou entregando os bens ou serviços ao comprador. É tido como externo à organização executora do projeto. Pode ser chamado de contratado, subcontratado, vendedor, prestador de serviços.

Gerenciamento dos pacotes terceirizados – Quando uma parte do projeto do comprador é terceirizada, esta pode ser tratada como um subprojeto no plano de gerenciamento do projeto do comprador enquanto o fornecedor (ou subcontratado) irá desenvolver um plano de gerenciamento do projeto detalhado para lidar com o trabalho que foi contratado.

Contratos unilaterais – Somente uma parte é o credor, sendo a outra o devedor. Não há negociação. Normalmente aplica-se para a compra de produtos commodities ou padrão. Um pedido de compras, por exemplo.

Contratos bilaterais – É resultado de uma negociação (acordo mútuo). Cada parte tem obrigações. Há a assinatura de cada parte.

Contratos sem concorrência – Quando o comprador fechar um contrato com uma única fonte sem concorrência. Aplica-se geralmente quando: Não existem outros fornecedores no mercado para aquele produto ou serviço; Existe urgência para contratação; Há um interesse do comprador em beneficiar determinado fornecedor.

Tipos de Contratos

Preço fixo Custo reembolsável Tempo e material
  • O risco de aumento do custo é do fornecedor
  • Requer que o escopo seja claro, completamente definido e estável;
  • O fornecedor normalmente inclui uma reserva de contingência.
  • O risco de aumento do custo é do comprador;
  • Usado quando o escopo está em evolução, é incerto ou instável;
  • Requer que o comprador esteja mais envolvido.
  • É um tipo híbrido de contrato com custo reembolsável e com preço fixo;
  • Inclui aspectos dos dois tipos.

Preço Fixo Garantido (PFG) – O preço das mercadorias/serviços é definido no início e não está sujeito a alterações a menos que o escopo do trabalho seja modificado. Exemplo: Para se construir uma casa, o fornecedor do material de construção fixou um valor de R$ 60.000,00 durante toda a construção da casa, assim como a entrega do material. Independente dos custos para o fornecedor aumentar, o comprador não será afetado por esta variação de custos.

Preço Fixo com Remuneração de Incentivo (PFRI) – O fornecedor fixa um valor para entregar o produto ou serviço e ainda o comprador concorda em pagar um bônus (incentivo) se o fornecedor conseguir atender a certas metas de custos, prazo ou qualidade. Exemplo: A cada mês que o fornecedor conseguir antecipar a sua entrega ele ganhará 5% sobre o valor total do contrato, do mesmo jeito que ele atrasar poderá ser um desconto do valor fixo com o mesmo percentual.

PFRI com Ponto de Premissa Total (PPT) – Serve para compartilhar os riscos de aumento de custos entre as partes, sendo este aplicado em particular aos contratos PFRI. É o ponto de custos no contrato no qual o fornecedor assume todos os custos excedidos. Exemplo:

  • Uma empresa X contrata outra Y para realizar a construção de um edifício por um valor de R$ 800.000,00;
  • A empresa X opta pelo contrato PFRI e determina um teto de preço para se proteger de excessos de custos;
  • Neste contrato elaborado é estabelecido um custo alvo de R$ 700.000,00 e um preço alvo de R$ 800.000,00 e um teto de preço de R $1.000.000,00;
  • Acima do custo alvo, cada real a mais gasto será compartilhado a uma taxa de 70/30. Isto significa que a empresa X (cliente) irá pagar R$ 0,70 enquanto o fornecedor Y irá pagar R$ 0,30 por cada real gasto a mais que o previsto.

Calculamos com a seguinte fórmula: PPT = Custo Alvo + [(Teto de preço – Preço Alvo) / Taxa de divisão do comprador]

No exemplo, teremos o seguinte resultado: PPT = 700.000 + [(1.000.00 – 800.000)/0.70] = R$ 985.714,28

Neste caso, quando o projeto atingir esse custo de R$ 985.714,28 o fornecedor assumirá todos os demais custos excedentes. Até o PPT, o comprador pagará 70% do excesso de custos.

Preço Fixo com Ajuste Econômico do Preço (PFAEP) – É um contrato com preço fixo com uma provisão para ajuste se existir uma mudança significativa no custo da mão de obra ou de materiais. Normalmente é utilizado para contratos de longo prazo, de muitos anos. Utilizam-se de ajustes feitos para mais ou para menos através de índices que forem acordados no contrato (IGP-M, INPC, IPCA, INCC, CUB, etc).

Exemplo: Um contrato com valor de R$ 250.000,00 anual que terá um prazo de 5 anos. Se por um acaso houver um aumento na inflação que afeta diretamente a compra de matéria-prima, o valor será reajustado de acordo com esse índice.

Custo Mais Remuneração Fixa (CMRF) – O fornecedor é reembolsado por todos os custos permitidos para realizar o trabalho do contrato e recebe o pagamento de uma remuneração fixa calculada como um percentual dos custos iniciais estimados para o projeto. É pago somente ao trabalho realizado, não importando o desempenho. O risco é total do comprador. Este tipo de contrato é mais utilizado em projetos de pesquisa e desenvolvimento, não se sabe detalhes do escopo do projeto, pois ele é desenvolvido durante o projeto, onde o esforço requerido permanece incerto até que o projeto esteja em andamento.

Exemplo: Supondo que nas estimativas iniciais seja de R$ 50.000,00 com uma remuneração fixa de R$ 5.000,00. Logo o valor do contrato é de R$ 55.000,00.

Após a realização do trabalho, o custo real do fornecedor foi de R$ 60.000,00 e a remuneração permanece com o valor de R$ 5.000,00,  sendo um valor total a ser pago ao fornecedor de R$ 65.000,00.

Custo Mais Remuneração de Incentivo (CMRI) – O fornecedor é reembolsado por todos os custos permitidos para a realização do trabalho e recebe uma remuneração de incentivo predeterminada se alcançar certos objetivos de desempenho estabelecidos no contrato.

Custo Mais Remuneração Concedida (CMRC) – O fornecedor é reembolsado por todos os custos legítimos, mas a maior parte da remuneração só é recebida se forem cumpridos determinados critérios de desempenho amplos e subjetivos, definidos e incorporados ao contrato. Normalmente, estabelece-se um comitê para avaliar o desempenho. Exemplo: Se o fornecedor completar o desenvolvimento do software sem atrasos e dentro do que foi especificado, o cliente irá pagar uma bonificação.

Tempo e Material (T&M) – É uma mistura dos tipos de contratos de preço fixo e de custos reembolsáveis. Estes contratos são estabelecidos por hors ou por itens que foram utilizados. Normalmente são utilizados para consultoria, suporte, mão de obra ou semelhantes.

Resumo dos contratos:

  • Preço Fixo:
    • PFG: Preço Fixo Garantido
    • PFRI: Preço Fixo + Incentivo
    • PFAEP: Preço Fixo com ajuste econômico de preço
  • Custo Reembolsável:
    • CMRF: Custo + Remuneração Fixa
    • CMRI: Custo + Remuneração de Incentivo
    • CMRC: Custo + Remuneração Concedida
  • Tempo & Meterial

Processos

12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições

É o processo de documentação das decisões de compra do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial.

Basicamente iremos analisar junto a equipe do projeto se é melhor desenvolver internamente ou contar com um apoio externo (terceirizar) algum serviço ou produto. Caso seja feita a escolha de comprar, será necessário emitir declarações de trabalho e documentos de aquisição, caso contrário, ou seja, decidir fazer, documenta-se a decisão e prossegue com o plano de gerenciamento do projeto.

Entradas

  • Plano de gerenciamento do projeto
  • Documentação dos requisitos
  • Registro dos riscos
  • Requisitos de recursos das atividades
  • Cronograma do projeto
  • Estimativas de custos das atividades
  • Registro das partes interessadas
  • Fatores ambientais da empresa
  • Ativos de processos organizacionais

Ferramentas & Técnicas

  • Análise de fazer ou comprar
  • Opinião especializada
  • Reuniões

Saídas

  • Plano de gerenciamento das aquisições
  • Declarações (ou especificações) do trabalho das aquisições
  • Documentos de aquisição
  • Critérios para seleção de fontes (fornecedores)
  • Decisões de fazer ou comprar
  • Solicitações de mudança
  • Atualizações dos documentos do projeto

Documentos de aquisição

São os mais comuns:

Solicitação de informação (RFI – Request for Information) – Usado para solicitar informação sobre a empresa que poderia fornecer um serviço ou produto.

Solicitação de cotação (RFQ – Request for Quote) – Usado para solicitar orçamento para compra de produtos padrão que não requerem personalização.

Solicitação de Proposta (RFP – Request for Proposal) – Quando a compra requer algum tipo de pesquisa, desenvolvimento ou engenharia por parte do fornecedor.

Convite para concorrência/licitação (IFB – Invitation For Bid) – Usado pelos órgãos públicos para o processo de licitação.

12.2 Conduzir as aquisições

É o processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação (firmar) de um contrato.

Entradas

  • Plano de gerenciamento das aquisições
  • Documentos de aquisição
  • Critérios para seleção de fontes
  • Propostas dos fornecedores
  • Documentos do projeto
  • Decisões de fazer ou comprar
  • Declaração de trabalho das aquisições
  • Ativos de processos organizacionais

Ferramentas & Técnicas

  • Reuniões com licitantes
  • Técnicas de avaliação de propostas
  • Estimativas independentes
  • Opinião especializada
  • Publicidade
  • Técnicas analíticas
  • Negociações das aquisições

Saídas

  • Fornecedores selecionados
  • Acordos
  • Calendários dos recursos
  • Solicitações de mudança
  • Atualizações do plano de gerenciamento de projeto
  • Atualizações dos documentos do projeto

12.3 Controlar as aquisições

É o processo de gerenciar as relações de aquisição, monitorar o desempenho do contrato e fazer mudanças e correções conforme necessário.

Basicamente será feito um acompanhamento se o comprador e fornecedor estão cumprindo o contrato, assim como seus devidos pagamentos, fazer ações corretivas quando necessárias, monitorar as mudanças nos contratos e gerenciar o cancelamento do contrato.

Entradas

  • Plano de gerenciamento do projeto
  • Documentos de aquisições
  • Acordos
  • Solicitações de mudança aprovadas
  • Relatórios de desempenho do trabalho
  • Dados sobre o desempenho do trabalho

Ferramentas & Técnicas

  • Sistema de controle de mudanças no contrato
  • Análise de desempenho das aquisições
  • Inspeções e auditorias
  • Relatórios de desempenho
  • Sistemas de pagamento
  • Administração de reinvidicações
  • Sistema de gerenciamento de registros

Saídas

  • Informações sobre o desempenho do trabalho
  • Solicitações de mudanças
  • Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
  • Atualizações nos documentos do projeto
  • Atualizações dos ativos de processos organizacionais

12.4 Encerrar as aquisições

É o processo de finalização de cada aquisição do projeto.

Este processo irá alimentar o processo 4.6 Encerrar o projeto ou fase, fazendo a verificação do trabalho e entregas que foram contratados estão completos e dentro do que foi acordado.

Basicamente irá:

  • Resolver qualquer problema ou disputa pendente;
  • Pagar tudo o que falta;
  • Documentar os resultados;
  • Conduzir uma auditoria final dos contratos;
  • Organizar e compilar os registros da aquisição;
  • Atualizar as lições aprendidas;
  • Arquivar todos os registros de contrato;
  • Acompanhar os procedimentos de encerramento de contrato;

As aquisições são encerradas nas seguintes situações:

  1. Fornecedor completou o trabalho
  2. Término antecipado – Quando o fornecedor não cumpre a sua parte do contrato OU o comprador não precisa mais do trabalho contratado;

Entradas

  • Plano de gerenciamento do projeto
  • Documentos de aquisição

Ferramentas & Técnicas

  • Auditorias de aquisições
  • Negociações das aquisições
  • Sistema de gerenciamento de registros

Saídas

  • Aquisições encerradas
  • Atualizações dos ativos de processos organizacionais

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

6 Responses to “Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.)”

  1. Vanessa disse:

    Oi Diego,

    Excelente blog, meus parabéns mesmo 🙂
    Me ajudaram bastante na minhas aulas, e também referenciei o seu trabalho como fonte das informações.

  2. Miriam Machado disse:

    Diego que blog legal o seu. Tomei a liberdade de usar várias informações/textos seus no meu material de aula. E, claro, citei seu blog como fonte Parabéns!

  3. Jorge Miranda disse:

    Diego, bom dia!
    Parabéns pela postagem. Mais uma vez, muito bem feita!
    Infelizmente não pude acompanhar os capítulos anteriores. Existe alguma forma d’eu acompanhar deste o capitulo 01?

    Obrigado!

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