W3C Brasil lança game online para ajudar na captura de cibercriminosos

A W3C Brasil acaba de lançar um game online para ajudar na identificação e captura de cibercriminosos. O jogo foi apresentado durante a WWW2012 (Conferência Internacional da World Wide Web) em abril, na França.

Chamado de “Agência Virtual 3WA”, o cenário do game é exatamente o que lhe dá nome, e o propósito é salvar a web dos criminosos virtuais. Por enquanto, a única informação dada é que Atlas (nominação que se dá ao criminoso, que também pode ser um grupo) já cometeu inúmeros ataques, e ninguém sabe de seu paradeiro ou o que ele fará a seguir.

As únicas pistas são um telefone celular encontrado durante as investigações e registros de câmeras de segurança, comprovando a ligação suspeita entre Atlas e alguns participantes da conferência em Lyon. Nesse ponto, o W3C Brasil, escritório nacional do W3C e parceiro na organização dos eventos da WWW, convida os internautas a ajudar na investigação.

Para colaborar, é necessário se cadastrar em http://www.saferplace.org, seguir as instruções e tentar decifrar os desafios que já estão no ar. Com o tempo, outras tarefas serão requeridas e os participantes receberão orientações por e-mail e pela página da conferência, em http://www.2013.org. O desafio vai até maio do ano que vem, quando será realizada a WWW2013, no Rio de Janeiro. No evento, serão apresentadas as etapas finais do jogo, bem como a premiação.

Fonte: IDG Now!

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!