Classificação das informações

image_pdfimage_print

Para inaugurar esta seção do meu blog sobre Segurança da Informação, irei falar sobre a classificação das informações, que ajuda a definir o quão importante uma informação é para alguém, em especial para as organizações. Esta classificação se baseia em níveis e critérios para a proteção destas informações para que garantam a confidencialidade de acordo com sua importância.

Independente do tipo de informação que se tenha, seja ela em papel ou em um arquivo de computador, existe uma necessidade de proteção quanto a sua confidencialidade, integridade e disponibilidade. É através destas classificações que são determinados os procedimentos para a proteção da informação.

Classificando a Informação

Para classificarmos uma informação, precisamos saber o quão importante ela é para nós, para aí sim nós decidirmos quais os critérios iremos adotar para que haja uma proteção e um cuidado a ser tomado ao manipulá-la. É preciso que entenda os três critérios principais da classificação de uma informação, que são:

  • Integridade – Propriedade de salvaguarda da exatidão e completeza de ativos;
  • Confidencialidade – Propriedade de que a informação não esteja disponívle ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizado;
  • Disponibilidade – Propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.

Um outro fator importante para classificar suas informações, é você ter um olhar crítico sobre eles e se perguntar baseado nestas três propriedades citadas acima, como por exemplo: Se alguém conseguir estas informações, irei sofrer prejuízos consideráveis? Esta informação é dispensável? Caso haja uma alteração em algum documento por alguém não autorizado, poderá afetar outros documentos ou decisões que serão tomadas no futuro? Como e onde guardar estas informações sem que haja acesso de terceiros?

São perguntas deste tipo que auxiliam a perceber a importância de cada informações que possuímos. Você pode classificá-las baseada em níveis, como eu disse anteriormente, sendo:

  • Baixo, Médio e Alta;
  • Níveis numéricos de 0 (zero) a 10 (dez);
  • Verde, amarelo e vermlho;

O importante é que essa classificação seja visível para uma identificação de quem tem competência ou não para manipular, guardar, ler ou alterar as informações contidas no documento. É importante informar também a quem pertence a informação, quem são os responsáveis ou autores, assim como quem poderá ter acesso determinado por estes responsáveis.

Lembre-se que toda mudança gera uma certa resistência inicial, e para isso deve haver uma concientização de todos os envolvidos na organização para que não haja falhas neste processo de segurança da informação.

Espero que tenham entendido e fico aberto a críticas e sugestões para os próximos tópicos sobre Segurança da Informação.

Grande abraço!

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

2 Responses to “Classificação das informações”

  1. Filipe Melo disse:

    Opa Diego, tudo bem?

    Acho louvável a sua iniciativa em compartilhar informações com os usuários.

    Queria propor uma sugestão:

    Tente optar por um background branco ou cores claras no blog, e aumente o tamanho da fonte.

    Do jeito que se encontra com fundo escuro e fonte pequena, dificulta a leitura, tornando inviável todo o conteúdo até o final, devido o incômodo que a proposta do blog se encontra.

    O layout está bem resolvido, diagramação etc.

    Abraços e mais uma vez, parabéns pelo blog.

    • Diego Macêdo disse:

      Muito obrigado pelo elogio Filipe, mas realmente é uma coisa que gosto de fazer. Ensinar, divulgar um pouco do conhecimento que eu tenho.

      Quanto ao layout, não sei se você percebeu, mas ele é um layout pronto, porque eu não estou com tempo mesmo de fazer um para mim, inclusive para escrever aqui no blog, pois estou estudando muito para concurso. Mas prometo que assim que passar esse período de provas, irei voltar a escrever bastante, e bote bastante nisso. Estou com muitos temas para abordar aqui no blog.

      Qualquer um fique a vontade para inscrever o e-mail aqui do lado direito do blog para receber as novidades sempre que eu postar. =)

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!