Sistemas da Casa Branca foram alvo de ataque hacker

image_pdfimage_print

O ataque, supostamente, seria direcionado ao escritório responsável por comandos nucleares.

Ciberterrorismo é algo que virou realidade nos dias de hoje e espera-se que governos e grandes empresas estejam preparados para qualquer tipo de invasão. Mesmo assim, é sempre preocupante quando acontece um ataque em um alvo de grande porte.

Foi o que aconteceu recentemente, segundo o jornal conservador Washington Free Beacon. O periódico publicou que os sistemas da Casa Branca foram atacados por hackers, que visavam invadir o escritório responsável por códigos nucleares do governo dos Estados Unidos. O jornal foi mais longe e atribuiu o ataque a hackers chineses, devido aos servidores que foram utilizados na tentativa de invasão estarem localizados na China.

A Casa Branca respondeu à notícia diminuindo a importância do ataque, informando que esse tipo de tentativa de invasão não é incomum. O comunicado explicou que o ataque feito foi do tipo “spearfishing”, em que um link é enviado e, quando acessado, dá passagem a conteúdo malicioso.

O ataque reportado pelo Washington Free Beacon teria acontecido há mais de um mês atrás e não chegou nem perto de informações confidenciais do governo americano.

Fonte: Estadão e Washington Free Beacon – Via TecMundo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!