Sistemas da Casa Branca foram alvo de ataque hacker

O ataque, supostamente, seria direcionado ao escritório responsável por comandos nucleares.

Ciberterrorismo é algo que virou realidade nos dias de hoje e espera-se que governos e grandes empresas estejam preparados para qualquer tipo de invasão. Mesmo assim, é sempre preocupante quando acontece um ataque em um alvo de grande porte.

Foi o que aconteceu recentemente, segundo o jornal conservador Washington Free Beacon. O periódico publicou que os sistemas da Casa Branca foram atacados por hackers, que visavam invadir o escritório responsável por códigos nucleares do governo dos Estados Unidos. O jornal foi mais longe e atribuiu o ataque a hackers chineses, devido aos servidores que foram utilizados na tentativa de invasão estarem localizados na China.

A Casa Branca respondeu à notícia diminuindo a importância do ataque, informando que esse tipo de tentativa de invasão não é incomum. O comunicado explicou que o ataque feito foi do tipo “spearfishing”, em que um link é enviado e, quando acessado, dá passagem a conteúdo malicioso.

O ataque reportado pelo Washington Free Beacon teria acontecido há mais de um mês atrás e não chegou nem perto de informações confidenciais do governo americano.

Fonte: Estadão e Washington Free Beacon – Via TecMundo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!