Microsoft prepara alternativa ao protocolo HTTP

image_pdfimage_print

A Microsoft divulgou uma alternativa ao protocolo HTTP com o objetivo de acelerar a web.

Há algum tempo, o Google apresentou sua solução para substituir o protocolo HTTP, chamada de SPDY (pronuncia-se “Speedy”). Ainda em fase experimental, o SPDY é um protocolo de rede desenvolvido para transporte de conteúdo da Web.

Ele é parecido com o HTTP (linguagem atualmente usada quando um navegador conversa com um servidor web), mas seu principal objetivo é reduzir a latência no carregamento das páginas e melhorar a segurança na Web. O SPDY consegue reduzir a latência através da compressão, priorização e multiplexação. Esse protocolo experimental já é suportado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Mas agora a Microsoft apresentou sua alternativa ao HTTP. Conhecida como HTTP Speed+Mobility, a iniciativa se assemelha ao SPDY, mas também inclui melhorias tiradas do trabalho com as APIs WebSockets do HTML5. A ênfase não fica restrita à web e aos navegadores, mas também chega aos aplicativos móveis.

Mais informações sobre o HTTP Speed+Mobility serão divulgadas durante a reunião da Internet Engineering Task Force (IETF), que será realizada amanhã.

Fonte: iMasters

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!