Microsoft prepara alternativa ao protocolo HTTP

A Microsoft divulgou uma alternativa ao protocolo HTTP com o objetivo de acelerar a web.

Há algum tempo, o Google apresentou sua solução para substituir o protocolo HTTP, chamada de SPDY (pronuncia-se “Speedy”). Ainda em fase experimental, o SPDY é um protocolo de rede desenvolvido para transporte de conteúdo da Web.

Ele é parecido com o HTTP (linguagem atualmente usada quando um navegador conversa com um servidor web), mas seu principal objetivo é reduzir a latência no carregamento das páginas e melhorar a segurança na Web. O SPDY consegue reduzir a latência através da compressão, priorização e multiplexação. Esse protocolo experimental já é suportado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Mas agora a Microsoft apresentou sua alternativa ao HTTP. Conhecida como HTTP Speed+Mobility, a iniciativa se assemelha ao SPDY, mas também inclui melhorias tiradas do trabalho com as APIs WebSockets do HTML5. A ênfase não fica restrita à web e aos navegadores, mas também chega aos aplicativos móveis.

Mais informações sobre o HTTP Speed+Mobility serão divulgadas durante a reunião da Internet Engineering Task Force (IETF), que será realizada amanhã.

Fonte: iMasters

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!