Fluxograma dos Processos por Grupo de Processos

image_pdfimage_print

Vamos identificar os principais documentos gerados em cada grupo de processos, identificando suas áreas de conhecimento. É muito importante que se conheça a documentação gerada durante o projeto. Todos eles se interagem, sendo entrada para os processos subsequentes, e assim por diante, até o encerramento do projeto. Uma entrada define “o que preciso antes de fazer” e a saída define “o que terei quando terminar?”. Em geral, após obtermos as entradas dos processos, utilizamos técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, para obter as saídas desejáveis ou necessárias.

Grupo de Processos de Iniciação

O grupo de processos de Iniciação inclui dois processos de gerenciamento de projetos (figura abaixo):

  • Desenvolver o termo de abertura do Projeto.
  • Identificar as partes interessadas (stakeholders).
Grupo de Processo de Iniciação

Grupo de Processo de Iniciação

Grupo de Processos de Planejamento

O grupo de processos de Planejamento inclui vinte processos de gerenciamento de projetos:

  • Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projetos;
  • Coletar os requisitos;
  • Definir o escopo;
  • Criar a estrutura Analítica do Projeto (EAP);
  • Definir as atividades;
  • Sequenciar as atividades;
  • Estimar os recursos das atividades;
  • Estimar a duração das atividades;
  • Desenvolver o cronograma;
  • Estimar os custos;
  • Determinar o orçamento;
  • Planejar a qualidade;
  • Desenvolver o plano de Recursos Humanos;
  • Planejar as comunicações;
  • Identificar os riscos;
  • Realizar a análise qualitativa dos riscos;
  • Realizar a análise quantitativa dos riscos;
  • Planejar respostas a riscos;
  • Planejar as aquisições;
Processo de Planejamento

Processo de Planejamento

Grupo de Processos de Execução

O grupo de processos de Execução inclui oito processos de gerenciamento de projetos:

  • Orientar e gerenciar a execução do Projeto;
  • Realizar a garantia da qualidade;
  • Mobilizar a equipe de projeto;
  • Desenvolver a equipe de projeto;
  • Gerenciar a equipe de projeto;
  • Distribuir informações;
  • Gerenciar as expectativas das partes interessadas (stakeholders);
  • Realizar aquisições.
Processo de Execução

Processo de Execução

Grupo de Processos de Monitoramento e Controle

O grupo de processos de Monitoramento e Controle inclui dez processos de gerenciamento de projetos:

  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
  • Realizar o controle integrado de mudanças;
  • Verificar o escopo;
  • Controlar o escopo;
  • Controlar o cronograma;
  • Controlar os custos;
  • Realizar o controle de qualidade;
  • Reportar o desempenho;
  • Monitorar e controlar os riscos;
  • Administrar as aquisições.
Processo de Monitoramento

Processo de Monitoramento

Grupo de Processos de Finalização

O grupo de processos de Finalização inclui dois processos de gerenciamento de projetos:

  • Encerrar o projeto ou a fase;
  • Encerrar as aquisições.
Processo de Encerramento

Processo de Encerramento

Autor: Prof. Victor Antonio Triotiño

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!