Como tornar o blog um aliado na gestão de equipes

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Ouvir – e entender – as necessidades dos usuários e envolvê-los na realização das iniciativas. Esses são alguns dos pontos mais importantes dos projetos de tecnologia. No entanto, sair do “quartinho escuro dos bits e bytes” e ser considerado como parte crítica do negócio ainda é um grande desafio para muitos CIOs.

Quanto uma comunicação melhor com a diretoria e demais departamentos da empresa facilitaria a vida dos gestores de TI? Muito. E empresas do mundo inteiro já estão vendo valor em utilizar ferramentas de comunicação e interação via internet, a chamada web 2.0, para aproximar funcionários e departamentos.

Dentro desse contexto, os gestores de TI, bem como de outras áreas, terão de aprender a utilizar ferramentas da Web 2.0 para gerenciar suas equipes, defende, Melissa Dutmers, Employee Engagement Initiatives da Hewlett-Packard. São ferramentas que ajudam nas tarefas de reter talentos, motivar as equipes e até aumentar a produtividade e que, necessariamente, precisam estar no radar dos executivos.

Há certo tempo, alguns executivos em altos cargos passaram a utilizar blogs como ferramentas para fortalecer a comunicação com clientes e funcionários, entender as necessidades dos departamentos e receber colaboração de todos os níveis hierárquicos das empresas.

Quando se trata de uma grande empresa ou de departamentos com muitos colaboradores, um blog pode ser a alternativa ideal para entrar em contato com as pessoas. É claro que  se comunicar pessoalmente é muito mais eficaz para formar um vínculo com os colaboradores, mas é preciso perceber que não existe tempo hábil para isso, principalmente se levarmos em conta que – embora muitas organizações não saibam – os gestores também têm vida pessoal. A ideia do blog é estender a influência além das fronteiras corporativas.

A seguir, Melissa aponta qual o caminho para que o gestor transforme o blog em  aliado e, por consequência, consiga ser encarado como um agente de mudança pelas organizações:

1. Seja transparente – Todos sabem que um alto executivo não pode dizer publicamente o que sabe, mas eles têm a missão de se apresentarem como pessoas reais e comuns. Para isso, a dica é: deixe deu posto de lado por um instante e expresse no blog quem você realmente é por trás do título de liderança na corporação.

2. Conte histórias nos blogs – Não há nada que prenda mais a atenção de um leitor do que uma boa história.

3. Incentive o diálogo – É importante que os gestores façam perguntas nos blogs, respondam a questionamentos e mostrem que realmente são eles mesmos quem gerenciam o site e, além disso, que estão preocupados com as impressões e dúvidas de suas equipes.

4. Realize enquetes – Mesmo que não sejam uma grande ferramenta de comunicação, as enquetes são ótimos parâmetros para que os líderes identifiquem qual, exatamente, é o perfil de seu público mais atuante.

5. Não seja um fantasma – Algumas pessoas reagirão negativamente à iniciativa do blog, bem como a alguns textos postados. No momento em que expressarem descontentamento, é importante que os executivos mantenham o diálogo com essas pessoas. Isso porque, dessa forma, mostrarão que podem argumentar e que ouvem as opiniões contrárias às suas.

6. Demonstre – Nada é mais marcante do que uma imagem. Por isso, é interessante que os “blogueiros executivos” postem vídeos em suas páginas. Uma boa sugestão é a de que entrevistem outros gestores da mesma companhia sobre determinados temas de interesse do público e divulguem no blog.

7. Peça ajuda – É normal que os gestores não estejam familiarizados com as tecnologias colaborativas. Assim, é válido que peçam o auxílio de funcionários mais jovens, demonstrando humildade e reconhecimento dos talentos alheios.

8. Reconheça publicamente – Depois de auxiliados, os líderes devem postar algum comentário reconhecendo em público quão importante foi o apoio daqueles que o ajudaram. Nada é mais gratificante do que o reconhecimento.

9. Use as redes sociais – Crie uma conta no Twitter e envie seus RSS feeds para postarem automaticamente links para os artigos publicados no blog no seu perfil a rede social. Você também pode usar esse RSS no seu perfil do LinkedIn para compartilhar o seu conteúdo com suas conexões online.

10. Vá em frente – As iniciativas às vezes demoram um pouco para cair nas graças do público, por isso é importante que os executivos não desistam do blog e utilizem-no como ferramenta para liderar as mudanças que serão necessárias na organização. Uma dica: procure atualizar o blog regularmente. A frequência das postagens é muito importante. Uma postagem por dia seria ótimo. Como sabemos que a criação de conteúdo relevante, de qualidade, leva tempo, pense com cuidado sobre o tempo que terá disponível antes de estabelecer o padrão regular de postagem.

Como tornar o blog um aliado na gestão de equipes – Gestão – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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