Como tornar o blog um aliado na gestão de equipes

Ouvir – e entender – as necessidades dos usuários e envolvê-los na realização das iniciativas. Esses são alguns dos pontos mais importantes dos projetos de tecnologia. No entanto, sair do “quartinho escuro dos bits e bytes” e ser considerado como parte crítica do negócio ainda é um grande desafio para muitos CIOs.

Quanto uma comunicação melhor com a diretoria e demais departamentos da empresa facilitaria a vida dos gestores de TI? Muito. E empresas do mundo inteiro já estão vendo valor em utilizar ferramentas de comunicação e interação via internet, a chamada web 2.0, para aproximar funcionários e departamentos.

Dentro desse contexto, os gestores de TI, bem como de outras áreas, terão de aprender a utilizar ferramentas da Web 2.0 para gerenciar suas equipes, defende, Melissa Dutmers, Employee Engagement Initiatives da Hewlett-Packard. São ferramentas que ajudam nas tarefas de reter talentos, motivar as equipes e até aumentar a produtividade e que, necessariamente, precisam estar no radar dos executivos.

Há certo tempo, alguns executivos em altos cargos passaram a utilizar blogs como ferramentas para fortalecer a comunicação com clientes e funcionários, entender as necessidades dos departamentos e receber colaboração de todos os níveis hierárquicos das empresas.

Quando se trata de uma grande empresa ou de departamentos com muitos colaboradores, um blog pode ser a alternativa ideal para entrar em contato com as pessoas. É claro que  se comunicar pessoalmente é muito mais eficaz para formar um vínculo com os colaboradores, mas é preciso perceber que não existe tempo hábil para isso, principalmente se levarmos em conta que – embora muitas organizações não saibam – os gestores também têm vida pessoal. A ideia do blog é estender a influência além das fronteiras corporativas.

A seguir, Melissa aponta qual o caminho para que o gestor transforme o blog em  aliado e, por consequência, consiga ser encarado como um agente de mudança pelas organizações:

1. Seja transparente – Todos sabem que um alto executivo não pode dizer publicamente o que sabe, mas eles têm a missão de se apresentarem como pessoas reais e comuns. Para isso, a dica é: deixe deu posto de lado por um instante e expresse no blog quem você realmente é por trás do título de liderança na corporação.

2. Conte histórias nos blogs – Não há nada que prenda mais a atenção de um leitor do que uma boa história.

3. Incentive o diálogo – É importante que os gestores façam perguntas nos blogs, respondam a questionamentos e mostrem que realmente são eles mesmos quem gerenciam o site e, além disso, que estão preocupados com as impressões e dúvidas de suas equipes.

4. Realize enquetes – Mesmo que não sejam uma grande ferramenta de comunicação, as enquetes são ótimos parâmetros para que os líderes identifiquem qual, exatamente, é o perfil de seu público mais atuante.

5. Não seja um fantasma – Algumas pessoas reagirão negativamente à iniciativa do blog, bem como a alguns textos postados. No momento em que expressarem descontentamento, é importante que os executivos mantenham o diálogo com essas pessoas. Isso porque, dessa forma, mostrarão que podem argumentar e que ouvem as opiniões contrárias às suas.

6. Demonstre – Nada é mais marcante do que uma imagem. Por isso, é interessante que os “blogueiros executivos” postem vídeos em suas páginas. Uma boa sugestão é a de que entrevistem outros gestores da mesma companhia sobre determinados temas de interesse do público e divulguem no blog.

7. Peça ajuda – É normal que os gestores não estejam familiarizados com as tecnologias colaborativas. Assim, é válido que peçam o auxílio de funcionários mais jovens, demonstrando humildade e reconhecimento dos talentos alheios.

8. Reconheça publicamente – Depois de auxiliados, os líderes devem postar algum comentário reconhecendo em público quão importante foi o apoio daqueles que o ajudaram. Nada é mais gratificante do que o reconhecimento.

9. Use as redes sociais – Crie uma conta no Twitter e envie seus RSS feeds para postarem automaticamente links para os artigos publicados no blog no seu perfil a rede social. Você também pode usar esse RSS no seu perfil do LinkedIn para compartilhar o seu conteúdo com suas conexões online.

10. Vá em frente – As iniciativas às vezes demoram um pouco para cair nas graças do público, por isso é importante que os executivos não desistam do blog e utilizem-no como ferramenta para liderar as mudanças que serão necessárias na organização. Uma dica: procure atualizar o blog regularmente. A frequência das postagens é muito importante. Uma postagem por dia seria ótimo. Como sabemos que a criação de conteúdo relevante, de qualidade, leva tempo, pense com cuidado sobre o tempo que terá disponível antes de estabelecer o padrão regular de postagem.

Como tornar o blog um aliado na gestão de equipes – Gestão – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

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