Não basta apenas ter um perfil profissional na rede, é preciso interagir, prospectar, participar de grupos e compartilhar conhecimentos com os demais. Veja a sugestão de um roteiro de tarefas e atividades.
Por Rui Pedro Caramez
Diariamente, vejo diversos usuários insatisfeitos com os resultados medíocres da sua presença no LinkedIn.
Essa insatisfação traduz-se em:
- Fracas visitas ao seu perfil;
- Poucos convites aceites;
- Poucos convites de outros usuários;
- Poucas solicitações da rede (para emprego, entre outros);
- Não saber o que fazer no LinkedIn.
A nossa presença na rede, por si só, não irá gerar retorno se não “alimentarmos” convenientemente essa presença de forma ativa.
Passo 1: quanto tempo deve-se alocar?
Agende 20 minutos por dia no seu calendário! Esta pode ser a parte mais difícil. Seja disciplinado e faça a gestão da sua rede LinkedIn apenas nesse momento.
Momentos possíveis:
- Ao início da manhã (maior número de usuários fazem-no a esta altura do dia).
- Durante a hora do almoço.
- No final do dia.
Passo 2: o que fazer?
Grande parte dos usuários visita o LinkedIn diariamente. Então é preciso disciplina, organização e método para a gestão do seu perfil.
Existem quatro tarefas para se fazer todos os dias:
- Atualize o seu estado. (coloque informação pertinente relacionada com a atividade profissional).
- Reveja a página inicial do LinkedIn: atividades a responder, convites para grupos ou outras mensagens que requerem ação. Trabalho administrativo rápido! Se quiser limpar as mensagens do seu “inbox”, selecione as mensagens e arquive-as ou elimine-as! O LinkedIn guarda todas as suas mensagens no arquivo.
- Responda prontamente a qualquer mensagem. As mensagens mais demoradas (propostas, solicitações, agendamento de reuniões) devem ser transferidas para outra altura do dia.
- Sugiro que se dedique apenas a uma atividade diária, que pode ser rotativa por esta ordem durante a semana.
2ª feira: prospecção de contatos
Existem mais de 180 milhões de usuários nessa rede profissional. O primeiro dia da semana deve estar dedicado à prospecção de novos contatos.
Como posso encontrar novos contactos?
- Através das pesquisas simples ou avançadas por nome da pessoa, área de negócio, localização, etc.
- Através das pesquisas em grupos de especialidade.
- Através das redes de contatos dos membros da sua própria rede! Na maioria dos casos, podemos analisar as redes dos nossos contatos. Desta forma, podemos verificar membros que gostaríamos de conhecer para contactos e/ou negócios futuros.
O que fazer?
- Mensagem inicial ao potencial contato, demonstrando interesse pela empresa ou produto/serviço do utilizador. Não venda à primeira mensagem!
- Convite para a sua rede de contatos. Por favor, alterem sempre a mensagem padrão que surge no convite. Personalize o convite, apresentando razões para o mesmo.
- Não exagere nos convites. Se começarem a ser rejeitados repetidas vezes por outros usuários, o LinkedIn cancela-lhe a possibilidade de convidar pessoas.
3ª feira: Perguntas & Respostas e discussões em grupos estratégicos
Lance uma pergunta pertinente ou um tópico para discussão num grupo ou à sua rede. Vai receber um feedback fantástico! O LinkedIn tem uma seção especial – LinkedIn Answers. Nesta seção, vai encontrar uma comunidade muito grande de usuários predispostos para contribuir.
Nunca lance perguntas ingênuas ou faça sales pitch!
Vai ficar impressionado com a qualidade de informação valiosa que vai receber. Na semana seguinte, pode enviar a todos os que participaram no desafio de responder à sua questão, uma mensagem de agradecimento com as melhores respostas. Este é seguramente uma forma excelente de fazer algum networking.
A escolha dos grupos onde irá lançar a discussão deve ser bem pensada.
Nunca lance discussões para vender os seus serviços! Traga algum comentário ou discussão sobre artigo que tenha escrito ou tema que queira ver discutido!
Reveja ainda os grupos a que pertence e comente algumas discussões. Respondendo a perguntas ou desafios será uma ótima maneira de reforçar a sua presença na rede.
Utilize o diretório de grupos para identificar novos grupos para aderir (pode estar em 50 grupos).
4ª feira: Empresas / Emprego / Eventos
No meio da semana, dedicamos a nossa atenção às páginas das empresas que constam do LinkedIn. Podemos acompanhar as atividades das empresas, seguindo-as.
A página do emprego pode ser revista todas as semanas embora tenha sempre a possibilidade de colocar alguns alertas para empregos na sua área de especialidade. Esta página pode também dar-lhe uma ideia das solicitações do mercado nacional e internacional na sua área de especialidade. Não esquecer que todos os grupos têm agora páginas dedicadas para emprego. Verifique-as com regularidade.
A página dos eventos também deve constar do nosso plano de trabalho. Procure filtrar a sua pesquisa por palavras-chave, data, tipologia de evento e localização.
5ª feira: trabalhar a nossa rede de contatos atual
Uma grande oportunidade para dar valor aos seus contatos atuais é estabelecer ligação. Envie mensagens periódicas para os membros da sua rede: atualizações da sua atividade profissional, solicitações, recomendações, etc.
Apresentar uma rede muito grande e não ter qualquer benefício é irrelevante. Todas as semanas, estabeleça 2 a 3 contactos com membros que não tenha interagido nos últimos três meses.
Mantenha-se atento às atualizações de estudo dos outros – pode ser uma boa oportunidade para conversar – especialmente se eles mudaram de emprego ou agarraram novo projeto. Mesmo pequenas alterações do estado podem ajudar a dar-lhe algo para iniciar uma conversa – o necessário para manter o diálogo.
O seu novo projeto ou cliente pode estar dentro da sua própria rede. Agradeça aos seus contatos pela assistência oferecida durante a semana.
6ª feira: faça a sua rede crescer
Este é o dia para fazer crescer a sua rede de contatos. Primeiro, visualize os perfis de todas as pessoas que efetuaram solicitação para aderir à sua rede ao longo da semana. Tenha uma mensagem pré-formatada de agradecimento aos novos membros. Relembre-lhes o que faz ou o que procura.
Volte a visitar grupos! Se tiver muitos grupos, sugiro que divida a análise das discussões entre 3ª e 6ª feira!
Sábado: ajustes no perfil
O sábado é normalmente o dia dedicado para arrumar a casa, nesta situação o nosso perfil.
Complemente informações / descrições às suas funções atuais ou anteriores; add-ons às aplicações: livros que leu, viagens, ou apresentações Slideshare.
Melhorias nas seções do resumo profissional entre outras coisas de foro administrativo.
Domingo: preparar a semana
Comece por analisar a distribuição de tarefas semanal e proceda aos reajustes que considerar necessários.
Neste dia, reserve uns minutos para orientar todas as atualizações diárias que quer efetuar.
Regras:
- Todas as atualizações devem ter link para o site pessoal ou da sua empresa.
- Variedade dos assuntos.
- Evite apelações.
- Monitore os links para conhecer o número de pessoas que efetivamente clicam nas suas atualizações (www.bit.ly).
Existem várias plataformas no mercado que pode usar para agendar previamente todas as suas atualizações do estado no LinkedIn.
Sugestões: HOOTSUITE e TWEETDECK
Espero que este plano o ajude a retificar as suas atividades e dar-lhe mais eficácia com esta forma de organização.
Fonte: Webinsider