Introdução ao PHP

PHP é provavelmente uma das linguagens de programação web mais popular. Com o PHP, você pode fazer coisas como criar páginas com usuários e senhas, verificar os dados de um formulário, criar fóruns, galerias de fotos, sistemas de notícias, enquetes e muito mais. Se você já visitou algum site que possui a extensão do arquivo que finaliza com PHP, provavelmente o autor deste site escreveu alguma programação, além do velho HTML.

PHP é conhecido como uma linguagem server-side, ou seja, ela não é executada no navegador do visitante, mas no servidor onde estão hospedados os arquivos. Depois de serem solicitados pelo navegador do visitante, o servidor processa esta solicitação e retorna uma resposta para o visitante, que é o que ele vê no navegador. Outras linguagens web conhecidas são ASP, Python e Perl. Você não precisa saber nenhuma dessas linguagens para aprender PHP. Na verdade, vou utilizar aqui um nível de ensino para pessoas que não tem muita experiência com programação no geral.

O PHP é tão popular, que se você estiver querendo começar uma carreira no ramo de web design/developer que você precisa aprender, nem que seja o básico para entender o funcionamento de alguns scripts. Nos próximos posts, você notará que é mais fácil que se imagina.

Grande abraço! 🙂

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!