Dicas para arranjar emprego em 2012

image_pdfimage_print
365840 0 Dicas para arranjar emprego em 2012Realize cursos para reciclar os seus conhecimentos (Foto: Divulgação)

O próximo ano já vai começar e é natural que as promessas de Ano Novo renovem os ânimos para mais 12 meses. Se você está desempregado e uma das suas metas para 2012 é conseguir um emprego, então é necessário uma reflexão. Antes de começar a buscar uma nova colocação no mercado de trabalho, avalie o que te levou a ficar desempregado. Se o motivo for uma demissão involuntária, avalie o que possivelmente fez com que você fosse desligado dos quadros de funcionários da empresa. Busque aprender com as experiências mal sucedidas.

Depois da avaliação é hora de começar a planejar como será o seu futuro profissional. Reflita se realmente o seu último cargo estava te levando para o caminho tão sonhado como profissional. Se a resposta for “não”, então essa é uma ótima oportunidade de recomeçar em outra área. Porém, lembre-se que construir uma carreira em outra área exige qualificação e, em algumas vezes, um salário  menor do que o que você ganhava, afinal, quanto tempo você demorou paraconstruir aquele salário? Mas às vezes é preciso dar um passo para trás, para logo em seguida dar três para frente.

365840 redes sociais a chave para um novo emprego 1 37 980 Dicas para arranjar emprego em 2012Busque emprego pela internet (Foto: Divulgação)

Se você não sabe ao certo em que área deseja trabalhar, busque emprego em áreas que estãocrescendo, como por exemplo, o setores ligados a hotelaria e turismo. Com as Olimpíadas e aCopa do Mundo, que serão realizadas no Brasil, as áreas de atendimento crescerão muito e você pode construir uma carreira sólida, acompanhando o crescimento do setor. Outra área promissora é a da construção civil. Especializa-se para conquistar um bom trabalho.

Mas, se você gosta do que faz e só quer se recolocar no mercado de trabalho, avalie o setor e as empresas estáveis que podem lhe oferecer uma boa oportunidade de emprego. Se possível, realize cursos na área de atuação desejada, inclusive cursos de inglês e espanhol. Quem fala uma segunda língua ganha cerca de 20% a mais do que quem tem apenas uma língua. Independente do setor de atuação, revise o seu currículo e o deixe mais conciso e eficaz. Com isso, as empresas conseguem absorver as principais características do seu perfil profissional.

365840 classificados Dicas para arranjar emprego em 2012Busque vagas nos classificados (Foto: Divulgação)

Outra dica fundamental é comunicar aos amigos e familiares que você está à procura de um emprego. Encaminhe e-mail para os seus conhecidos com o seu currículo, e peça para lhe avisarem se souberem de vagas no seu perfil profissional. Busque emprego por meio da internet, se cadastre em sites de agências de emprego, leia os classificados e vá pessoalmente nos locais que estão à procura de profissionais. É como diz o velho dito popular: “quem procura acha”. Não desista de encontrar o seu lugar no mercado de trabalho.

Fonte: Mundo das Tribos

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!