Concurso QCO Exército – Área de Informática – 2012/2013

Bom amigos, segue mais um resumo dos assuntos para quem vai fazer a prova do Exército para a área de Informática.

ÁREA: INFORMÁTICA

RELAÇÃO DE ASSUNTOS:

Microinformática

  1. Linux: instalação e administração, comandos básicos, interface gráfica, administração de arquivos e diretórios, segurança, administração de usuários e grupos, rede e comunicação, impressão, periféricos e processos, instalação e configuração.
  2. Pacote de aplicativos BrOffice: Operações básicas com o Processador de Textos Write; com a Planilha Eletrônica Calc; o banco de dados Base.
  3. Microcomputadores compatíveis com arquitetura IBM-PC (microprocessadores Intel): Conceitos básicos sobre os principais periféricos (monitor de vídeo, teclados, dispositivos apontadores, impressoras, scanners, câmeras de vídeo, áudio). Conceitos básicos sobre memória eletrônica (RAM, ROM, FLASH) e magnética (discos e fitas). Conceitos básicos sobre firmware (BIOS). Conceitos básicos sobre interfases seriais e paralelas.

Técnicas de programação

  1. Lógica aplicada: algoritmos, técnicas de construção de algoritmos, resolução de problemas.
  2. Estrutura de dados: vetores, matrizes, cadeia de caracteres, listas lineares, pilhas, filas, árvores, grafos, pesquisa de dados, classificação de dados, estruturas e tipos abstratos de dados, recursividade, eficiência e complexidade.
  3. Programação estruturada: refinamentos sucessivos, estruturas em blocos, estruturas de controle de fluxo, programação modular, rotinas, subrotinas, procedimentos e funções (Linguagem C).
  4. Programação orientada a objetos: classes e objetos, polimorfismo, herança, interface, linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++ e Java).
  5. Linguagens de programação para a internet: JAVA, PHP e JSP.

Sistemas de computação

  1. Sistemas de numeração aritmética em diversas bases numéricas, conversão entre bases, representação de dados, símbolos e caracteres. Representação e aritmética binária de números inteiros (ponto fixo) e reais (ponto fixo e ponto flutuante), decimal zonado e decimal compactado.
  2. Estrutura e Arquitetura de Computadores: lógica binária e portas lógicas, álgebra booleana, registradores, sistema de memória (organização, tipos e hierarquia), projeto da lógica de controle, instruções e microprogramação, modos de endereçamento, barramentos, sistema de entrada/saída, linguagem de montagem (assembly arquitetura Intel x86) e arquiteturas avançadas de computadores. Arquiteturas de alto desempenho (clusters, grids, multi-cores e GPUs).
  3. Sistemas operacionais locais e distribuídos: gerenciamento de processos, escalonamento, sincronização e intercomunicação de processos, gerenciamento de memória, gerenciamento de arquivos, gerenciamento de entrada/saída, deadlocks, comunicação em sistemas distribuídos, estudos de casos em ambientes Linux.

Teleprocessamento e redes de computadores

  1. Redes de transmissão de dados (definição e objetivos, componentes e topologia), Modulação (conceitos, modulação em frequência, amplitude e fase), Modos de transmissão de dados (simples, duplex e half-duplex, serial/paralelo, síncrono e assíncrono).
  2. Redes de computadores: conceitos, topologias e principais componentes. Elementos de interconexão, LAN-Local Área Network e WAN-Wide Área Network (conceitos básicos, aplicações, principais componentes e níveis de serviços QoS e SLA); Protocolos de comunicação (conceitos e serviços), Principais protocolos de comunicação (TCP/IP, ATM, Ethernet); Padrões de Protocolo (OSI/ISO, TCP/IP e ITU-T).
  3. Segurança de redes: Mecanismos de proteção de rede (Firewall, criptografia com chaves públicas e privadas, Virtual Private Network, certificados digitais, assinaturas digitais e scanner), políticas de segurança, processos de intrusão, mecanismos de detecção e proteção contra invasores.

Análise, projeto de sistemas e serviços de TI

  1. Sistemas de informação: conceitos e definições básicas, componentes de sistemas de informação, sistemas de informação operacional e gerencial, sistema de apoio a decisão, ciclo de vida de sistemas de informação.
  2. Levantamento de sistemas: técnicas de levantamento – observação pessoal, questionário, entrevista e JAD;
  3. Análise essencial de sistemas: conceitos e definições básicas, estratégias e ferramentas da modelagem essencial, atividades essenciais, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), construção e utilização de dicionário de dados, tabelas e árvores de decisão;
  4. Projeto estruturado de sistemas: conceitos e definições básicas, ferramentas do projeto estruturado, especificação estruturada, métodos para especificação de módulos, acoplamento, coesão, análise de transformação, análise de transação, packaging, implementação, otimização e administração do projeto estruturado;
  5. Análise e projeto orientados a objeto: Linguagem UML (Unified Modeling Language) e diagramas relacionados; e
  6. Qualidade de Software: Processo de Software (CMM, CMMI e desenvolvimento ágil), qualidade (ISO), metodologias e padrões, gerência de projetos (PMI), teste de software, estimativas e métricas (Análise de Pontos de Função).
  7. Gerenciamento de Serviços de TI: Conceitos da Biblioteca ITIL .

Arquivos e banco de dados

  1. Organização de arquivos: conceito e definições, estruturas de armazenamento de dados; modelo relacional, modelo hierárquico, modelo de rede, comparação entre os três modelos, modelo orientado a objetos, arquivos com organização seqüencial, seqüencial indexado, relativo, direto, invertido, árvore B e compressão de dados;
  2. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): princípios, conceitos e objetivos dos sistemas de banco de dados, usuários de bancos de dados;
  3. Modelo de dados: modelagem de dados: modelagem semântica, mapeamento de projetos de banco de dados ER em um projeto relacional, normalização (formas normais), linguagem de definição e manipulação de dados – SQL;
  4. Administração de sistemas de banco de dados: componentes do SGBD, segurança de dados, gerenciamento de transações e controle de concorrência, indexação, recuperação à falhas, otimização de consultas; e
  5. Bancos de Dados Multidimensionais: BD Relacionais x BD Multidimensionais; Conceitos de OLTP, OLAP, MOLAP, ROLAP; Definições: Fatos, Dimensões; Modelagem Multidimensional e Conceitos de Datawarehouse; Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados (Data Mining).

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

10 Responses to “Concurso QCO Exército – Área de Informática – 2012/2013”

  1. fábio disse:

    estou cursando o curso de gestão publica, tecnologo gostaria de saber se o qco aceita esse curso?

  2. george luis disse:

    Será que o Qco do exercito aceita o curso de Eng. Da computação ?:

  3. Guilherme Antonio disse:

    Eu sou formado em analise de sistema tecnologo serve esse curso??

  4. Paulo Souza disse:

    Boa Tarde,

    Estou no processo seletivo para o ano de 2015. Vc tem algum material para indicar?

    • Diego Macêdo disse:

      Infelizmente eu não tenho como te ajudar, pois não estou acompanhando este processo seletivo. Você pode pegar o edital e pesquisar aqui no blog, pois tem alguns materiais que já publiquei há muito tempo.

  5. ricardo disse:

    Muito bom….obrigado
    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!