Como criar um site em 7 passos

image_pdfimage_print

Não estou falando de criar o site mesmo (páginas, design, programação, etc), estou falando do processo organizacional das idéias e estruturação das informações, do que um site precisa antes de começar simplesmente empurrando com a barriga.

1- Hospedagem

A hospedagem é o serviço onde você coloca suas páginas do site. Embora seja possível criar um site em seu computador e nunca ir online, o que seria totalmente inútil. Afina, ninguém conseguirá vê-lo. Então, a primeira coisa a se fazer é achar um provedor de hospedagem de sites.

Existem muitos servidores desses tipos, não vou entrar em muitos detalhes neste post, mas você pode ler um artigo que já publiquei aqui no site chamado “Como escolher uma empresa de hospedagem“.

Os tipos de servidores variam na seguintes categorias:

  • Hospedagem Grátis
  • Hospedagem Paga (Padrão)
  • Dedicada, Virtual (VPS) ou Compartilhada (Semi-Dedicada)
  • Colocation

Muitas pessoas olham com bons olhos logo para a hospedagem grátis, afinal, ela é grátis! Mas existem os seus problemas em pegar esse tipo de serviço (que também discuti no artigo que comentei acima). Normalmente eles não dão tanto espaço em disco, ou vão inserir algumas propagandas em seu site, ou terá a sua transferência mensal bastante limitada. Tenha muito cuidado antes de colocar seu site em um servidor deste tipo, pois quando eles descrevem suas “qualidades”, sempre tem um asterisco, ou as vezes nem tem e eles não estão nem aí pra isso, já que o servidor é deles mesmo e podem fazer o que quiser.

2- Domínio

Também discuti este assunto naquele artigo que informei, mas vou dar um resumo aqui a respeito disto. Você não precisa de um domínio próprio para ter seu site na internet. Você pode botar seu site em uma hospedagem grátis ou até mesmo em uma paga sem ter o seu domínio. Mas lembre-se, um domínio faz com que sua marca seja facilmente lembrada pelo seus visitantes. Mas para ter um domínio você precisa pagar uma taxa anual, que sinceramente é bem atrativa, pois custa em média de R$ 10 ,00 a R$ 45,00.

3- Planeje seu site

Uma vez que você já tem seu domínio e sua hospedagem, está na hora de começar a planejar o seu site em si. Você precisa decidir:

  • O tipo de site – Qual será o conteúdo dele? É um site de notícias, empresarial, de um produto, página pessoal? É preciso saber, pois cada um tem um foco diferente;
  • Navegação – A navegação afeta a arquitetura das informações de seu site;
  • Conteúdo – Serão as páginas que você estará construindo.
Se você conseguir reconhecer os tipos de páginas de um site, você poderá reconhecer também que tipo de páginas você precisa para o seu site.

4- Desenvolva seu site página por página

Construir um site requer trabalho e tempo. Para construir suas páginas, você deve saber:

  • Básico sobre Design – Os elementos de um bom design e como utilizá-los em seu site;
  • Aprender HTML – HTML é bastante indicado, já que esta linguagem serve pra esse fim. Lógico que existem os editores de páginas que fazem tudo em modo visual, mas você poderá melhorá-los modificando o código HTML;
  • Aprender CSS – As folhas de estilo serve exatamente para definir como o seu site irá aparecer visualmente. Aprender CSS ajuda a ficar mais fácil quando você precisar modificar o design do seu site quando precisar;
  • Editores de Páginas (WYSIWYG) – Ache um editor perfeito para o que você precisa, que te ajude no design, HTML e no CSS.

5- Publique seu site

Publicar seu site é simplesmente pegar as páginas criadas no passo 4 e enviar para o seu provedor de hospedagem do passo 1. Você pode fazer isso utilizando ferramentas que sua hospedagem dispõe ou utilizar programas FTP. Dependendo do seu provedor de hospedage, você saberá qual você pode utilizar. Entre em contato com o suporte caso tenha dúvida.

6- Promova seu site

A maneira mais fácil de promover seu site é utilizando otimização em sistemas de busca, ou simplesmente chamado de “SEO”. Você constrói seu conteúdo web e então os buscadores irão indexar seu site. Isto pode ser bem difícil, mas é barato de fazer e pode gerar resultados se você trabalhar bem com isso.

Outras formas de promover seu site incluem: boca-a-boca, email e propaganda. Você deve incluir seu endereço do site em qualquer email profissional ou em qualquer lugar que tenha sentido você colocar, como no programa de conversação (MSN). Eu coloco meu site na assinatura do meu e-mail, pois assim, sempre que eu enviar um email para alguém, ela vai ver o endereço do site.

7- Manutenção do site

Esta é a parte mais chata, mas é importante para que seu site sempre esteja funcionando bem e parecer bom, então você precisa fazer isso. Teste muitas vezes as páginas do seu site antes de botá-los no ar, principalmente em vários navegadores e resoluções. Você deve sempre procurar atualizá-lo para não ficar ultrapassado, e isso vai mostrar que você também é um webmaster ultrapassado (lógico que depende de cada site essa necessidade de atualizar constantemente).

Acho que deu pra ter uma noção melhor e ajudar às pessoas que estavam meio perdidas de como começar um site e poder desenvolvê-lo.

Espero ter ajudado. Um grande abraço!

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!