Seja rápido para passar

image_pdfimage_print

De Lucca

Para ser aprovado em um concurso é preciso ser rápido. Antes da prova, o candidato deve estudar uma grande quantidade de matérias em pouco tempo. Na prova, tem uma média de 2 a 4 minutos para resolver cada questão. O mesmo acontece quando há outras fases como exame de capacidade física, redação ou digitação.

Utilizando técnicas específicas, com esforço e dedicação, todos os candidatos podem atingir os níveis de velocidade necessários para passar em um concurso. A seguir, veremos algumas delas.

Seja rápido antes do edital:

1. Escolher uma carreira pública.  Saber quais as matérias estudar é fundamental. Assim, escolha uma carreira e estude as matérias básicas do último concurso. Estudar uma matéria que não será cobrada na prova é uma das maiores forma de perder tempo.

2. Lembrar que é uma decisão pessoal. A conquista da carreira pública é um desafio solitário. Ao contar para outra pessoa que está se preparando, o candidato poderá ouvir comentários que o tirem do foco, fazendo com que perca tempo. Tenha sempre em mente os motivos que te levaram a escolher carreira pública e mantenha o foco.

3. Estudar primeiro o mais importante de cada matéria. Em cada disciplina há assuntos que são muito frequentes em concursos como: crase na prova de português, porcentagem na prova de matemática ou o artigo 5º na prova de direito constitucional. Inicialmente, abordar primeiro estes assuntos de todas as matérias e deixar os menos frequentes para depois é uma estratégia muito eficiente para ganhar tempo. O desafio para ser aprovado não é gabaritar a prova, mas ter uma boa pontuação em todas as matérias.

4. Escolher bem o material de estudos. Para estudar a teoria escolha um único material de estudos de sua confiança. Estudar o mesmo assunto em mais de uma fonte confunde e faz perder tempo.

5. Organizar o tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou.

6. Escolher um local tranquilo para estudar, com poucas chances de distrações ou interrupções.  O ambiente ideal de estudos é semelhante a uma biblioteca (que é uma ótima sugestão de local para estudar). Lembre-se que, naquele momento, o seu estudo é o seu trabalho e dele dependerá o seu sucesso.

7. Resolver muitas provas anteriores. Esta é uma das principais dicas para ganhar rapidez. Quanto mais questões o estudante resolver, maior será a sua velocidade de resolução. O treino também é importante para que, no concurso, o candidato saiba quais questões resolver primeiro. Resolva provas anteriores de diversos modelos, mas cuidado para usar somente questões atualizadas.

8. Resumir a matéria. Procure fazer resumos, mapas mentais, gravações ou o método que achar mais interessante para rever a matéria posteriormente em pouco tempo.

9. Preparar para as outras fases do concurso. Se há provas como exame de capacidade física, redação ou digitação, o candidato deverá reservar uma parte de seu tempo para estas etapas, pois exigem tempo para ter um bom desempenho.

Seja rápido após o edital: 

Adicionando às dicas anteriores:

1. Dividir o tempo de forma proporcional ao peso e a quantidade de questões de cada disciplina. Para uma mesma quantidade de questões, devemos dedicar duas vezes mais tempo para uma matéria de peso 2 do que de peso 1.

2. Seguir o edital do concurso. Estudar todas as matérias cobradas descritas no edital seguindo, rigorosamente, somente o conteúdo programático descrito.

3. Utilizar material mais resumido.  Estude com textos mais curtos, mais diretos, sublinhando o que é importante. Nas matérias com menor peso ou com menos questões, estude diretamente por resumos. Memorize na primeira leitura para não precisar rever a matéria.

4. Resolver questões do estilo do concurso. Comece pelas questões do último concurso do cargo que irá disputar desde que as questões estejam atualizadas e dentro do conteúdo programático.

Seja rápido durante a prova:

1. Ler com atenção as instruções da prova. Contém instruções sobre as quantidades e os pesos das questões bem como para preencher o Cartão-Resposta. O tempo gasto para esta leitura é muito curto e as informações são muito importantes.

2. Iniciar resolvendo as questões mais fáceis e mais curtas de todas as matérias. Somente depois resolver as questões mais trabalhosas e as mais difíceis; Lembre-se que, em uma mesma disciplina, uma questão fácil tem a mesma pontuação de uma questão difícil.

3. Ler cada enunciado com bastante atenção. Para não precisar ler novamente (na prática você ganha tempo) e para não cair em alguma pegadinha por falta de atenção na leitura do enunciado. Se preferir, durante a leitura, sublinhe frases ou palavras que julgar importante;

4. Saber em que momento fazer a redação. Não deixar para o final pois poderá faltar tempo. Também não faça no começo, pois tenderá a levar mais tempo. Uma boa dica é fazer após resolver as questões mais fáceis, mais ou menos no meio da prova.

5. Reservar de 30 a 40 minutos para preencher o Cartão-Resposta.Lembre-se que você não pode rasurá-lo e que ele não poderá ser substituído em nenhuma hipótese;

Bons estudos e sucesso na carreira pública.

Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 prepara candidatos para concursos públicos. cdelucca@uol.com.br.

Fonte: JC Concursos

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!