Saiba em tempo real onde estão acontecendo os ataques hacker

image_pdfimage_print

Você tem curiosidade para saber em que lugar do mundo acontecem mais ataques oriundos de computadores de hackers? Pois com o site Sicherheitstacho você pode ter informações muito interessantes sobre esse tipo de acontecimento. Trata-se de um site criado pela operadora de telefonia Deutsche Telekom — uma das maiores do ramo, na Alemanha —, que pode ser acessado gratuitamente.

Em português, “Sicherheitstacho” significa algo parecido com “Tacógrafo de Segurança”. Por meio da página principal do serviço, você pode ver em que locais do mundo estão acontecendo tentativas de invasão, derrubada de servidores e algumas outras práticas muito comuns nesse mundo dos hackers. No relatórios integrados também é possível saber qual é o tipo de ataque que aconteceu.

Há várias divisões no site Sicherheitstacho. A mais gráfica delas mostra um mapa Mundi e a todo instante é possível ver alguns círculos piscando na tela. Tratam-se dos ataques que acabaram de acontecer e estão sendo detalhados na divisão que está logo abaixo. À direita na interface do site estão alguns rankings: os países com mais ataques e também os tipos mais comuns deles.

Como afirmou o site Mashable, as informações não são muito úteis como relatórios de segurança, mas são ótimas para que saibamos um pouco mais sobre a origem dos ataques que tanto amedrontam os internautas. Vale dizer também que o Sicherheitstacho servirá como base para muitos relatórios de segurança criados pela Deutsche Telekom. É bom lembrar que todas as informações são de “honeypots“.

Saiba em tempo real onde estão acontecendo os ataques hacker.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!