Quatro táticas para torná-lo um profisional desejado

image_pdfimage_print

Zelar por sua marca pessoal e divulgá-la consistentemente e de forma efetiva quando estiver em busca de trabalho é uma estratégia inteligente para atrair a atenção de empregadores e conquistar uma nova posição. Confira quatro táticas para desenvolver sua marca pessoal e torná-lo irresistível para quem estiver buscando talentos.

1 – Apresente-se em uma frase 

Marcas de sucesso são definidas de forma sucinta e competitiva em uma única frase, que deve informa o que ela tem de diferente e por que isso importa. O mesmo serve para para você. A frase deve ser curta o suficiente para ser escrita no verso de um cartão de visitas e tem de ser definitiva o suficiente para descrever seu perfil. Ou, no caso de uma marca, o seu propósito. Google, por exemplo, se apresenta até hoje como motor de busca: “O Google organiza a informação do mundo e torna-a acessível e útil de forma universal”.

Quando estiver preparando sua frase, pense em como você pode se posicionar ou se rotular de modos diferentes. Por exemplo, mais do que me definir como um coach, como outros o fazem, me classifico como um “estrategista de marcas pessoais”, e continuo: “Uso os princípios e as estratégias comerciais para trabalhar a marca mais importante: você”.

Um profissional de TI com quem trabalhei criou a seguinte frase: JohnDoe, um pioneiro da tecnologia, desenvolvendo novas fontes de receita por meio da tecnologia no mundo convergente de Hollywood, Vale do Silício e Wall Street.

2 – Aproveite os minutos no elevador para obter feedbacks sobre o seu discurso

Marcas contratam experts para desenvolver suas propagandas, para, depois, testá-las e obter feedback. Existe uma forma fácil para você obter feedbacks: pegue uma câmera e grave sua resposta a uma pergunta comum em entrevistas: fale-me sobre você. Em seguida, avalie o seu desempenho. A única maneira de obter um bom resultado é praticar, fazendo vídeos e classificando sua performance.

Seu anúncio pessoal deve ser elaborado a partir da sua resposta, mas de forma interessante. Pegue outra página do manual das marcas campeãs e inclua uma frase memorável que resuma o propósito da sua marca, como um slogan publicitário faz por uma marca. Tente uma analogia. Coloque juntas duas ideias diferentes que expressem quem você é.

3 – Desenvolva materiais de marketing pessoal

Toda marca tem materiais de divulgação, como anúncios, cartões de visita, sites e brochuras. Eles são criados para transmitir uma mensagem elegante e de que aquela marca específica é a melhor de todas as marcas. Você deve fazer o mesmo. Seus materiais de marketing são, essencialmente, seu cartão de visitas, sua carta de apresentação, o endereço de e-mail, o currículo e a mensagem da caixa postal. Posteriormente, você pode incluir nessa lista seu perfil em redes sociais, um blog e um site.

Certifique-se de que todo o seu material de marketing seja similar (utilize as mesmas cores e fontes, por exemplo) e conte a melhor história que puder.

Você também pode usar testemunhos de “celebridades” do mercado para reforçar seu material de marketing pessoal. Essas pessoas seriam um ex-chefe ou cliente que possa contar sobre um projeto no qual você desempenhou um importante papel, por exemplo.

Use um adendo no seu currículo que indique projetos-chave apresentando problemas, soluções e resultados. Neste espaço, informe as declarações que você coletar no mercado, abrindo cada estudo de caso. Também é válido usar essas indicações na carta de apresentação, no seu perfil do Linkedin e no seu site.

4 – Crie campanhas de impacto via e-mail

A âncora da rede de TV CNBC, Erin Burnett, começou sua carreira em televisão ao escrever o que ela chama de uma “carta insistente”, dirigida ao âncora Willow Bay.

E-mails e cartas inteligentes, dirigidas a empresas e contratantes podem apresentar você como alguém com iniciativa, fazendo com que você seja notado.

Quatro táticas para torná-lo um profisional desejado – Carreira – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!