Promoção ou mudança de emprego? Saiba como realizar os desejos em 2012

image_pdfimage_print

Final de ano é sempre a mesma coisa. Na correria de arrumar as malas e comemorar o Réveillon, os profissionais sempre encontraram um tempinho para fazer a lista de pedidos.

No âmbito profissional, os pedidos comuns são para trocar de emprego, ser promovido e ter aumento salarial. Mas não basta apenas querer, para que os desejos se tornem realidade é preciso ter muito trabalho.

Quatro dicas

Pensando nisso, o professor e mestre em Administração, Marcos Morita, apontou quatro condições que, em geral, auxiliam os profissionais a alcançar seus objetivos. Confira abaixo:

Educação continuada: isso significa nunca parar de aprender. Um MBA conta muito no currículo, assim como cursos específicos de curta duração. Morita explica que alguns profissionais condicionam seu aperfeiçoamento à empresa, esperando subsídios para amortizar seus investimentos. “Em época de cursos on-line, não estudar pode significar falta de vontade em aprender coisas novas”.

Networking: construir e mantê-lo exigem esforço e disciplina. A dica é participar de associações de classe, grupos de executivos e ex-alunos. Além disso, é necessário estar presente em eventos e feiras do setor, assim como agendar almoços com ex-colegas e chefes também. “Apesar das facilidades das redes sociais profissionais, nada substitui o contato face a face”. Vale lembrar que mais da metade das vagas executivas são preenchidas através de indicações.

Idiomas: supondo que o profissional domine de verdade a língua inglesa, e que apresentações, viagens de negócios ou entrevistas de trabalho sejam itens corriqueiros, invista em uma segunda língua. Um espanhol bem falado está bem longe do velho e bom portunhol, utilizado em excursões a Buenos Aires.

Atitude: em quantos novos projetos você se envolveu no último ano? Quais as reais contribuições feitas para a empresa? Quantos elogios e prêmios você ganhou ou foi cogitado para? Morita afirma que a atitude do profissional determina sua altitude. Pessoas com atitude proativa costuma ter uma ascensão maior na carreira.

Fonte: Infomoney

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!