Padrão USB 3.0 permitirá transferências de dados a 10GBps

image_pdfimage_print

Uma versão melhorada do padrão USB 3.0 vai entregar taxas de transferências de dados de até 10G bps, o dobro da velocidade das conexões atuais.

A especificação 10Gbps SuperSpeed ??USB para o atual padrão USB 3.0 está prevista para ser concluída até o meio do ano, disseram integrantes do USB 3.0 Promoter Group neste domingo, na CES 2013, que acontece esta semana em Las Vegas, sem contudo revelarem detalhes sobre quando os primeiros produtos chegarão ao mercado. A expectativa é de que isso aconteça já neste trimestre.

O USB 3.0 Promoter Group é composto pela Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Renesas Electronics, ST-Ericsson e Texas Instruments.

A nova versão terá melhores codificações de dados para transferências mais eficientes, mas que, apesar do aumento da capacidade serão compatíveis com os cabos e os conectores já existentes, de acordo com o USB 3.0 Promoter Group.

A velocidade de transferência mais rápida será um benefício para usuários que lidam com arquivos gigantes, incluindo dos arquivos de vídeos em full-HD e 3D, bem como fotografias tiradas por câmeras como a a nova Nikon D600, com sensor de 24.3 megapixel.

Uma conferência para discutir a especificação 10G bps será organizada pela Intel no início de fevereiro. “A Intel está totalmente comprometida a entregar a performance de 10 Gbps nas portas USB. Nosso intuito é ajudar a satisfazer a demanda dos usuários por soluções econômicas, porém de alta performance”, disse o vice-presidente do Intel Architecture Group, Alex Peleg, ao site NeoWin.

Padrão USB 3.0 permitirá transferências de dados a 10GBps – Tecnologia – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!