Galaxy S3 tem falha grave de segurança

image_pdfimage_print

São Paulo – Um bug na interface TouchWiz, sistema que equipa o Galaxy S3, permite que os dados de aparelhos Samsung sejam apagados. A falha foi encontrada por Ravi Borgaonkar, um pesquisador da Universidade Técnica de Berlin, e exposta em evento de segurança digital.

Borgaonkar simplesmente acessou um link exposto no Twitter e teve as informações do aparelho completamente zeradas. Esse código pode ser acessado pelo navegador, por SMS, NFC ou até mesmo QR code, se direcionado para o link com o código.

Além de realizar um reset no smartphone, há a possibilidade de bloquear o cartão SIM. Se o usuário não souber a senha de acesso do chip, é possível que o cartão seja inutilizado. O site SlashGear lembra que o código só pode ser usado por smartphones com a interface TouchWiz, como Galaxy Beam, Galaxy Ace, Galaxy S Advance, Galaxy S2 e Galaxy S3.

Aparelhos da Samsung sem o TouchWiz, como o Galaxy Nexus – que usa a versão “pura” do Android  – não possuem riscos de perda de dados. A Samsung ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Um vídeo em inglês mostra Ravi Borgaonkar passando pela falha de segurança do aparelho (aos 9 minutos, o pesquisador mostra um Galaxy S3 perdendo os dados):

Fonte: INFO

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!