Facebook se prepara para lançar recurso de compartilhamento de arquivos

image_pdfimage_print

De acordo com o site Mashable, o Facebook se prepara para liberar uma ferramenta de compartilhamento de arquivos para todos os usuários.

O recurso já existe em grupos educacionais criados na rede social por instituições de ensino. No entanto, ele deve começar a ser estendido a partir desta quinta-feira (10/05) para outros grupos, e para todos os cadastrados no site nas próximas semanas. Essa era uma das ferramentas mais requisitadas pelas 380 milhões de pessoas que participam desses grupos.

O plano de Mark Zuckerberg consiste no seguinte: cada participante poderá transferir arquivos para o site até o limite de 25 MB, e eses dados ficarão disponíveis para outros membros do grupo baixarem. Contudo, vale lembrar que a novidade não vai valer para músicas e nem para arquivos de programas – porque, talvez, o Facebook tenha avaliado que esses tipos de arquivo são os que estão mais sujeitos à pirataria.

Falando em pirataria, a rede social também terá um link para quem quiser denunciar o compartilhamento de conteúdo pirata. A precaução faz sentido, já que grandes sites dessa natureza, como o Megaupload, por exemplo, foram fechados sob acusação de facilitar a pirataria.

As informações ainda não são claras, mas já levanta a hipótese de que o Facebook evolua e passe a competir com serviços como Dropbox e o Google Drive, lançado há poucos dias. Mas não é o que vai acontecer num primeiro momento, já que o foco desses outros serviços está no armazenamento de arquivos pessoais, e essa não é a proposta do novo recurso da rede social.

Fonte: Olhar Digital

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!