Decidiu mudar de área? Veja 6 dicas para aumentar suas chances de sucesso

image_pdfimage_print

A insatisfação profissional acomete muito mais profissionais do que se pode imaginar. Muitos se sentem desanimados, pois percebem, quando já estão no mercado de trabalho, que não escolheram a área certa e decidem mudar. Porém, ter sucesso nessa retomada não é uma tarefa tão simples.

Contando com a ajuda de especialistas, a equipe InfoMoney listou algumas dicas para aumentar suas chances de sucesso nessa mudança de rumo. Confira:

1. Conheça muito bem a área em que deseja atuar – se você quer sair de finanças e ir para marketing, tenha o máximo de informações sobre a nova área, ou seja, como é o trabalho, quais as competências necessárias e as exigências do dia a dia. Lembre-se de que, se você não está satisfeito com sua posição atual, uma simples mudança pode não ser a resposta e você pode novamente ficar insatisfeito na nova área.

2. Qualifique-se – antes de mudar de área, é preciso se qualificar. No entanto, dependendo da mudança que você deseja fazer, não será necessário fazer uma nova graduação, mas sim uma pós-graduação ou cursos de especialização.

De acordo com o professor do curso de gestão de RH da Veris IBTA, Nelson Fender, quem cursou Administração de Empresas, por exemplo, e está atuando na área de finanças, com uma pós-graduação em marketing, já está apto a trabalhar nessa área.

3. Acione sua rede de contatos – se você quer mudar de área, vai precisar de uma oportunidade. Para ajudar nesse processo, vale a pena informar a sua rede de contatos sobre suas intenções e objetivos. Por meio de um conhecido, um colega de trabalho ou mesmo de um parente, você pode conseguir a posição que precisa para recomeçar sua carreira na área que deseja.

4. Aceite dar um passo para trás – uma das maiores dificuldades em fazer uma mudança no curso da carreira é que os profissionais não estão dispostos a assumir uma posição inferior a que estavam atuando. Porém, isso possivelmente será preciso. Segundo Fender, por mais que a pessoa tenha experiência profissional anterior, essa vivência não foi na área que ele deseja trabalhar.

Mas Fender ainda pontua que, por mais que ele regrida nesse primeiro momento, isso vai ser temporário. “Como ele vai trabalhar naquilo que gosta, seu foco e motivação vão permitir que ele suba mais rápido”, diz o professor. Além disso, a vivência profissional anterior vai contar a seu favor nesse crescimento.

Lembre-se de que é importante ter a consciência de que será preciso dar um passo para trás, para evitar frustrações.

5. Considere uma troca na empresa onde está trabalhando – de acordo com o consultor empresarial da Caput Consultoria, Flávio Moura, uma estratégia interessante para fazer a mudança de área é observar se você tem esse espaço na empresa em que está trabalhando.

Vale a pena se aproximar do departamento em que você gostaria de trabalhar e procurar por uma oportunidade. Normalmente, os profissionais têm mais oportunidades nas empresas em que trabalham, pois já conhecem o negócio e como ele funciona.

6. Faça cursos – além de aumentar seu conhecimento técnico, nos cursos você pode aumentar sua rede de contatos e aumentar suas chances de encontrar uma oportunidade na área em que deseja atuar.

Fonte: Site Administradores

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!