Ataques SQL Injection e DDoS são os mais comuns no Brasil, diz Imperva

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Com base em comportamento de clientes ativos e em potencial, companhia explica que hacktivismo é tendência em crescimento no País.

Ataques do tipo SQL Injection ainda são os mais comuns no Brasil, segundo a multinacional Imperva. De acordo com a companhia, que não pode abrir números por motivos estratégicos, as invasões do tipo DDoS (Distributed Denial of Service) ficam em segundo lugar quando o assunto é número de ocorrências de clientes e contratantes em potencial da empresa.

“Vemos um crescimento na tendência de hacktivismo pela internet. A inclusão digital permitiu que protestos contra aquilo que é considerado injustiça migrasse das ruas para a web”, contextualizou, em entrevista ao IT Web, Carolina Bozza, gerente regional de canais para América Latina da companhia.

Segundo Carolina, é comum ver ainda indisponibilidade de sites por conta de acessos automatizados, via robôs. É muito comum, explicou, esses programas ultrapassarem a segurança de captcha (aquele sistema que pede para digitar caracteres e confirmar que você é um humano quando envia solicitações a um site) e deixarem o serviço do site lento ou indisponível.

Em pesquisa mundial divulgada recentemente, a Imperva analisou as conversas em 18 fóruns clandestinos – incluindo um com 250 mil membros – para saber sobre os que os participantes discutiam. Além da injeção SQL e o DDoS, os outros tópicos principais, tendo como base uma análise de palavras chave, foram código shell (16% de todas as discussões), spam (14%), cross-site scripting (12%) e técnicas de força bruta (11%).

A empresa também descobriu que a maioria dos tópicos era direcionada aos hackers iniciantes, ferramentas e programas de invasão e site e fórum de invasores. Outros temas, como invasão wireless e criptografia, também foram discutidos, mas com menos frequência.

Operações

Com operações no Brasil intensificadas há cerca de cinco anos, a companhia atua diretamente fornecendo soluções de web application firewall (WAF). Ela espera aumentar seu faturamento em cinco vezes nos próximos três anos  no País – em uma base também não divulgada. Vale citar que ntre 2011 e 2012, o resultado brasileiro triplicou. Enquanto América Latina representa de 15% a 20% das operações mundiais da empresa o Brasil fica com uma fatia que varia de 10% a 15% das Américas.

Cerca de 70% dos clientes no País vêm de serviços financeiros e governo, ao passo que 30% despontam em varejo. “Ano que vem, cresceremos em nossas verticais principais, fortaleceremos nossa presença em varejo e iniciaremos operações em automotivo e saúde”, comentou, também ao IT Web, Alexandre Patarra, gerente geral de vendas da Imperva no Brasil. Como 100% das vendas da companhia são feitas através de canais, em 2013 a empresa irá fortalecer seu programa de parceiras, passando de cinco para 15 o número de revendas de valor agregado.

Fonte: IT Web

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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