6 Certificações que garantirão seu emprego na área de Segurança da Informação

image_pdfimage_print

O campo da segurança cibernética ainda é relativamente novo e em rápida mutação. Recente estudo elaborado pelo site ClearanceJobs.com aponta como posições-chave na área de segurança cibernética cargos como administradores de sistemas, analistas de segurança da informação e arquitetos ou gerentes de sistemas de segurança. A lista de competências não é realmente nova ou especial, mas quando se trata de prova de habilidades, certificações são necessárias. E para quem almeja atuar em um desses cargos, são apresentadas a seguir as certificações mais valorizadas pelo mercado. 

GISF – GLOBAL INFORMATION ASSURANCE CERTIFICATION INFORMATION SECURITY FUNDAMENTALS

A certificação em Fundamentos de Segurança da Informação (GISF) garante que os profissionais certificados possuam o nível adequado de conhecimento e habilidades para a gestão de riscos e técnicas de defesa em profundidade.

Competências e habilidades adquiridas: Visão geral dos fundamentos de segurança de rede, DNS, roteamento IP, criptografia.

GSEC – GLOBAL INFORMATION ASSURANCE CERTIFICATION SECURITY ESSENTIALS

Os profissionais de segurança que possuem a certificação GSEC demonstram estarem qualificados para executar atividades operacionais no que diz respeito às tarefas de segurança.

Competências e habilidades adquiridas: avaliação de riscos e auditoria, firewalls, detecção de intrusão, políticas de segurança, gerenciamento de senhas.

CEH – CERTIFIED ETHICAL HACKER

Executores de testes de penetração, analistas de segurança de rede e administradores de sistemas são algumas das posições que exigem esta certificação.

Competências e habilidades adquiridas: Tecnologias e técnicas de invasão a partir de uma perspectiva ofensiva, testes de penetração, vulnerabilidades típicas de rede, conhecimento de exploits mais comuns.

GCIA – GLOBAL INFORMATION ASSURANCE CERTIFIED INTRUSION ANALYST

Detecção de intrusão, TCP / IP, análise de tráfego de rede e sistemas de detecção de intrusão são uma amostra das habilidades e conhecimentos adquiridos durante a obtenção do GCIA.

Competências e habilidades adquiridas: detecção de intrusão, TCP / IP, análise de tráfego de rede, sistemas de detecção de intrusão.

CISSP – CERTIFIED INFORMATION SYSTEMS SECURITY PROFESSIONAL

Esta certificação, que foi formalmente aprovada pelo Departamento de Defesa E.U., foi mencionada em 385 postagens de emprego em ClearanceJobs.com.

Competências e habilidades adquiridas: Gestão de riscos, planejamento e organização da políticas de segurança de rede, aspectos legais, planejamento de atividades de resposta e recuperação.

CISM – CERTIFIED INFORMATION SECURITY MANAGER

A certificação CISM é para profissionais de tecnologia que gerenciam, projetam, supervisionam e/ou avaliam a segurança da informação em suas empresas.

Competências e habilidades adquiridas
: Gestão de riscos, gerenciamento de incidentes, desenvolvimento de um programa completo de segurança da informação, criação de políticas.

Fonte: GRC

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

4 Responses to “6 Certificações que garantirão seu emprego na área de Segurança da Informação”

  1. Stella Galvão Bijos disse:

    Diego bom dia. Tenho interesse em obter certificação em CISSP e CISM, conforme você postou neste artigo. Como faço para me preparar e quem oferece as provas?

  2. ismael disse:

    Olá Diego, voce saberia me dizer quanto o mercado paga em media para uma pessoa com todas essas certificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!