10 dicas para a construção de um artigo

image_pdfimage_print

As dicas a seguir podem apresentar-se a um ligeiro olhar  como simples. Entretanto, são de grande importância na construção textual de um artigo.

1) A principio destaca-se que o artigo cientifico é escrito na 3° pessoa.

2) Antes de escrever o artigo, levante o material que irá utilizar. Subsequentemente, organize o conteúdo. O levantamento do material é realizado antes da escrita, pois durante a construção do texto, ele pode abrir várias opções. Com material em mãos é mais fácil de manter-se na proposta original. Por outro lado, a pesquisa bibliográfica antes da construção textual, também é importante, pois abre horizontes e, por vezes, desmitifica o conceito prévio que o pesquisador detém sobre o tema.

3) Inicie o artigo contextualizando o tema abordado. Todo tema está inserido em um contexto, por exemplo, o trabalho em equipe está inserido nas organizações. Desta forma, evidencie importância das organizações e posteriormente a importância do trabalho em equipe.

4) Traga dados de pesquisas atuais, confrontando a teoria com a prática.

5) Utilize autores que defendem pensamentos distintos sobre o tema e confronte as ideias.

6) Toda pesquisa surge de um problema, sendo assim, se preciso lance uma questão após a contextualização e responda-a no decorrer do texto.

7) Evite expressões generalistas, tais como: “todo mundo”, “somente”, “apenas”, entre outras.

8) Evite afirmações que possam gerar dúvida. Utilize linguagem mais branda e conduza o leitor ao um caminho, por meio de expressões como: “Entende-se que”, “pode-se perceber”, “nota-se”, entre outras.

9) Tenha cuidado com a conexão entre os parágrafos.

10) Construa argumentos sólidos, e, se preciso, fragmente o pensamento para que a ideia seja melhor compreendida.

Por Ricardo da Silva Garcia para Site Administradores

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!