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ITIL v3 – Desenho de Serviço – Parte 1

O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido nesta etapa precisa saber de que forma a solução precisa ser desenhada, quem vai ser o cliente daquele serviço e como ele vai usar o serviço, levando em consideração o que já foi levantado na Estratégia de Serviço. É nesta etapa que vamos alinhar os objetivos e metas de qualidade para que o serviço seja entregue dentro das condições necessárias para o negócio.

O principal objetivo desta etapa é o desenho de serviços novos ou alterados para a introdução destes no ambiente de produção, visando assegurar consistência e integração com todas as atividades e processos dentro de toda a infraestrutura de TI. Não se limitando aos novos serviços, mas também às mudanças e melhorias necessárias o ciclo de vida do serviço para manter ou aumentar o valor do serviço para o cliente.

Irei abordar aqui os seguintes Gerenciamentos:

Gerenciamento de Nível de Serviço

Este é um dos processos fundamentais no Desenho de Serviço, por ser responsável por garantir um entendimento claro entre as necessidades dos clientes e o que o provedor de serviços deve entregar. Para isso, ele irá acordar, negociar e documentar os serviços de TI. Este processo deverá ser proativo para melhorar os níveis de serviços existentes, ou seja, os níveis devem ser monitorados, reportados e revisados.

Estabelecer acordos é uma forma de gerenciar a expectativa do cliente, já que o cliente saberá o que ele poderá exigir do provedor de serviço, visto que o foi acordado. Para quem é provedor de serviço, também existe benefícios, pois haverá um claro entendimento do que ele deve entregar ao cliente.

É muito importante que o nível de serviço seja desenhado corretamente para evitar que o serviço seja colocado em operações com níveis abaixo do requerido, sendo isto a meta principal nesta etapa. Deve-se assegurar que um nível de serviço de TI acordado seja fornecido para todos os serviços de TI atuais, e que serviços futuros sejam entregues dentro de metas alcançáveis.

Seus principais objetivos são:

Vamos entender alguns conceitos:

Gerenciamento da Capacidade

Estão inclusos nesta etapa a capacidade do hardware diante do negócio, como os processadores, arquitetura de software, banco de dados utilizado, etc., devendo estes serem planejados para que não haja surpresa quando o novo serviço entrar no ambiente de produção.

Sua meta é assegurar que a capacidade da TI sempre exista em todas as áreas e corresponda às necessidades atuais e futuras do negócio a custos justificáveis.

Os objetivos deste processo são:

No Ger. da Capacidade é feito uma balança entre custo X capacidade, e fornecimento X demanda. Para isto, ele requer o suporte de três subprocessos:

As atividades exercidas neste processos consiste em atividades reativas (monitoramento e medição) e proativas (previsão de requisitos futuros e tendências). Analisando de outro ponto de vista, podemos dizer que está sempre preocupado com o custo-benefício para que os recursos de TI e capacidade correspondam às necessidades e requisitos do negócio que estão em constante mudança.

Gerenciamento da Disponibilidade

É raro ter um processo de uma empresa que não dependa de um serviço de TI para suportá-lo. Por tanto, qualquer parada que ocorra pode impactar diretamente no negócio. E este é o desafio deste processo, em manter o nível, exigido pelo negócio, de disponibilidades dos serviços. Para isto, precisamos planejar e gerenciar.

Sua meta principal é assegurar que o nível de disponibilidade de serviço entregue em todos os serviços é correspondido ou excede as necessidades atuais e futuras de negócio a um custo justificável.

Os objetivos aqui são:

É necessário saber do Ger. da Demanda qual é a expectativa de uso de um serviço para que ele possa ser desenhado de forma a atender esta demanda com boa disponibilidade, sendo necessário descobrir se este serviço será de fato suportado pela infraestrutura de TI atual. Quando não for, será necessário fazer investimentos em servidores para que o serviço rode no ambiente de produção com o nível de disponibilidade esperado.

Deve-se avaliar os requisitos do negócio para os serviços e a disponibilidade de componentes em termos de:

Entende-se por “Disponibilidade do Serviço” tudo que envolve os aspectos de disponibilidade e indisponibilidade do serviço, e impacto da disponibilidade do componente ou potencial impacto da indisponibilidade de um componente. Já “Disponibilidade do Componente”, envolve todos os aspectos da disponibilidade ou indisponibilidade do componente.

É função do Ger. da Disponibilidade monitorar, medir, analisar e reportar os seguintes aspectos:

Gerenciamento Financeiro

As organizações vêem os departamentos de TI como se fosse um negócio, pois elas têm a necessidade de analisar, empacotar, vender e entregar serviços assim como qualquer outra empresa. Além disto, tem uma crescente necessidade de entender e controlar fatores de oferta e demanda e de prover serviços a um custo-benefício efetivo enquanto maximizam a visibilidade em estruturas relacionadas aos custos. Ter isso é uma vantagem, pois a TI busca baixar custos e melhorar os serviços.

Seus objetivos são:

Deve-se entender que TI é um provedor de serviços e não de tecnologia. Assim, uma parte significativa do Ger. Financeiro para Serviços de TI está em integrar a TI ao negócio para ajudar a identificar, documentar e concordar sobre o valor do serviço recebido, e para estabelecer o Ger. de Demanda do serviço.

Algumas das vantagens em se ter o Ger. Financeiro para TI é que poderá melhorar as tomadas de decisões, proporcionar uma avaliação de mudanças melhor e mais rápida, ajudar a gerenciar o portfólio de serviços, assegurar conformidade e controle financeiro, fornecer visibilidade sobre os custos operacionais e ajudar a capturar e criar valor.

Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI

O Ger. da Continuidade de Serviço prepara o provedor de serviço para a pior situação possível, investigando, desenvolvendo e implementando opções de recuperação de serviços quando uma interrupção grave no serviço ocorrer.

Como a continuidade dos serviços de TI fazem parte da continuidade do negócio, a escolha final sobre qual opção de recuperação a ser usada é feita pelo negócio, como parte do ANS.

Sua meta principal é dar suporte aos processos do Ger. da Continuidade do Negócio assegurando que os requisitos técnicos de serviços e de estrutura da TI, incluindo sistemas, redes, aplicativos, telecom., ambientes, suporte técnico e inclusive central de serviços, possam ser reiniciados dentro da escala de tempo requeridas e acordadas.

Os objetivos deste processo são:

 

 

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

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