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Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade, é atender as necessidades das partes interessadas.

O PMBoK diz que esta área inclui os processos necessários para identificar as pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetado pelo projeto, para analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto sobre o projeto e para desenvolver estratégias de gerenciamento adequadas para efetivamente engajar as partes interessadas nas decisões e na execução do projeto.

Existem apenas 4 processos nesta área:

Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento
 13.1 Identificar as partes interessadas 13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas 13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas

Visão geral da área

13.1  Identificar as Partes Interessadas — O processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência, e seu impacto potencial no êxito do projeto.

13.2 Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas — O processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para engajar as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses, e impacto potencial no sucesso do projeto.

13.3 Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas — O processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas, abordar as questões à medida que elas ocorrem, e incentivar o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto.

13.4 Controlar o Nível de Engajamento das Partes Interessadas — O processo de monitorar os relacionamentos das partes interessadas do projeto em geral, e ajustar as estratégias e planos para o engajamento das partes interessadas.

Considerações

Levando em consideração que todos os processos são iterativos ao longo do projeto, sendo eles de responsabilidade do gerente de projetos.

Parte interessada (stakeholder) pode ser um indivíduo, grupo ou organização que pode afetar, ser afetado por ou perceber que será afetado por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto. Veja alguns exemplos, mas não se limitando a eles:

Envolvimento das partes interessadas durante o projeto

Normalmente, no início do projeto as partes interessadas podem ter um grau maior de influência, mas o nível de influência diminui conforme o projeto avança. E de forma inversamente proporcional temos que os custos associados às mudanças aumentem ao longo do projeto.

Lidando com requisições de mudança no projeto

  1. Nunca diga “não” ao cliente/patrocinador sobre uma mudança;
  2. Ouça o cliente/patrocinador em relação às suas solicitações;
  3. Aconselhe sempre a enviar uma solicitação formal para a mudança;
  4. Envolva os membros apropriados da equipe para determinar as opções associadas com a solicitação e os seus impactos;
  5. Comunique o resultado da avaliação de impacto para o cliente/patrocinador;
  6. Deixe o cliente/patrocinador tomar a decisão final com base nas opções que você oferecer.

Ver mais em Gerenciamento do Escopo do Projeto.

Processos

13.1 Identificar as partes interessadas

É o processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou serem afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto; e analisar e documentar as informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependência, influência e impacto potencial no sucesso do projeto.

Entradas

Ferramentas & Técnicas

Saídas

Análise das partes interessadas

É uma técnica de coleta e análise sistemática de informações quantitativas e qualitativas para determinar quais interesses devem ser considerados durante o projeto.Identifica os interesses, as expectativas e a influência das partes interessadas e determina seu relacionamento com a finalidade do projeto.

Algumas perguntas para se levar em consideração nesta técnica:

Seguem os passos básicos:

  1. Identificar todas as partes interessadas potenciais e as informações relevantes sobre elas;
  2. Identificar o impacto ou apoio potencial que cada parte interessada poderia gerar e classificá-las usando alguma matriz ou modelo;
  3. Avaliar como as principais partes interessadas provavelmente vão reagir ou responder em várias situações;

Registro das partes interessadas

Contém todas as informações relevantes sobre cada parte interessada, podendo ela incluir informações de identificação, avaliação e classificação. Este documento será atualizado durante todo o ciclo de vida do projeto.

Podem ter as seguintes informações:

13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas

É o processo de desenvolvimento das estratégias de gerenciamento adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e potencial impacto sobre o sucesso do projeto.

 Entradas

Ferramentas & Técnicas

Saídas

Técnicas analíticas

Podemos utilizar a seguinte classificação:

  1. Inconsciente (ou desinformado) – Não tem conhecimento do projeto e seus impactos;
  2. Resiste – Tem conhecimento do projeto e seus impactos e é resistente e nem apoiador;
  3. Neutro – Tem conhecimento do projeto, mas não é resistente e nem apoiador;
  4. Apoiador – Tem conhecimento do projeto e seus impactos e fornecerá apoio a mudanças;
  5. Entusiasta (Lidera) – Tem conhecimento do projeto e seus impactos e estará ativamente engajado para dar suporte ao projeto.

Ainda podemos utilizar uma matriz de avaliação de engajamento para indicar qual o nível de engajamento ela se encontra (A – atual) e onde seria o desejado (D).

Plano de gerenciamento das partes interessadas

É mais um componente do plano de gerenciamento do projeto, podendo conter:

13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas

É o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender suas necessidades/expectativas, solucionar questões à medida que ocorrem, e promovem o engajamento das partes interessadas adequadas nas atividades do projeto ao longo do ciclo de vida do projeto.

A intenção é aumentar as chances de aceitação das entregas, evitar que certas questões fiquem pendentes, ajuda as partes interessadas a entender os benefícios e, portanto, a apoiar o projeto, ajudá-las a entender os riscos do projeto, ajuda a influenciar as expectativas das partes interessadas, e encoraja as partes interessadas a participar ativamente no projeto.

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13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas

É o processo que monitora as relações das partes interessadas do projeto e ajusta as estratégias e planos para envolver as partes interessadas.

Entradas

Ferramentas & Técnicas

Saídas

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

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