Ícone do site Diego Macêdo

Tenha uma pequena biblioteca de Forense Computacional e Direito Digital

Recebi alguns e-mails de pessoas me pedindo indicações de livros diversos, sobre certificações, para graduações, pós-graduações e outros cursos. Diante desses pedidos, e da longa discussão de se os livros vão acabar ou não, fiquei pensando: quando você precisa de um material para estudar, você busca o livro digital, na internet, baixa o PDF ou realmente compra LIVROS?

Pessoalmente, minha primeira resposta é buscar pelo livro digital. No entanto, quando preciso me aprofundar em uma questão, estudar assuntos mais pesados e cheios de complicações, como criminalística, entendimento de algoritmos mais robustos, leis processuais e tudo mais, prefiro mesmo é comprar o bom e velho livro. Eu ainda não me habituei aos e-books, principalmente em tablets. Já até fiz uma perícia em um iPad, para abri-lo busquei ajuda no “pai dos burros – versão digital”, mas, para entender sua parte estrutural, comprei um livro “de verdade” sobre o assunto.

Vocês podem estar perguntado como que uma pessoa que lida com a tecnologia diariamente ainda compra livros. Bom, eu não estou tirando o crédito dos e-books, muito menos da tecnologia. Mas sabemos que “nem tudo o que reluz é ouro”, ainda mais na internet.

Sobre a área de forense computacional, é com muito pesar que digo que ainda temos uma literatura pouco abastada se compararmos com os demais países. Assim, nem sempre é fácil encontrar um determinado livro para comprar, e a solução mais prática é realmente buscar pelo PDF na internet.

Sendo assim, criei uma lista de livros da área de Forense Computacional e Direito Digital. Claro que não é uma bibliografia completa para um perito digital, mas já é uma boa ajuda para você começar uma pequena biblioteca com material de qualidade que temos à disposição no Brasil.

Forense Computacional

Direito Digital

É importante lembrar que várias vezes o que encontramos na internet, em PDFs, pode estar alterado e não trazer a informação real que o autor quis transmitir. Por isso, ao buscar fundamentos teóricos online, tenha cuidado, e sempre dê preferência aos livros.

Agradeço aos colegas Marcos Nascimento, Alexandre Teixeira, Luiz Rabelo, Gisele Truzzi e Sandro Suffert pela montagem e pela manutenção da nossa biblioteca virtual em seus respectivos blogs.

Se você tem alguma outra indicação de leitura nessa área, deixe nos comentários!

Fonte: Imasters – Raffael Vargas

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Sair da versão mobile