Ícone do site Diego Macêdo

Profissão “analista forense computacional”

Quando pensamos em Computação Forense, a imaginação voa longe e muitas vezes alguns profissionais não se enquadram no que se refere a um currículo voltado para a área. Pensando nisso, no decorrer deste artigo, pretendo auxiliar como iniciar na profissão, indicar livros, cursos, certificação e, principalmente, estudo de casos.

Primeiramente, é necessário lembrar que para entrar no mercado é preciso ser bacharel, pois muitas pessoas me questionam:

“Posso ter uma formação em algum curso técnico, fazer certificações em forense computacional, mas não ser graduado como bacharel?”

Poder, até pode. Porém, este ponto levará á uma carreira limitada, não permitindo crescimento no mercado de trabalho. Enfim, é necessária a formação em qualquer curso voltado para a área de computação.

O segundo ponto é a busca por material voltado para a computação forense. Existe uma infinidade de livros e abaixo eu relacionei alguns dos mais interessantes, até porque era inviável citar todos. Dos citados abaixo, os dez primeiros são essenciais e posso falar que são bons e fizeram parte da minha leitura durante muito tempo:

Se você quiser livros em português, veja neste meu outro artigo.

Após montar uma “biblioteca”, vamos para as certificações que são solicitadas no mercado norte americano e europeu, pois no nosso país não há uma necessidade extrema de ser certificado em uma determinada ferramenta ou curso para o desenvolvimento da atividade em uma empresa privada. Não busque certificações, ou cursos, que não irão agregar valores ao seu currículo; busque sempre profissionais/ professores com expertise e experiência antes de iniciar um curso.

Segue abaixo algumas certificações que são solicitadas para vagas fora do país:

Agora, é necessário a busca por empresas que necessitem deste tipo de serviço, mas não é fácil encontrar tais empresas e vagas. A boa notícia é que o mercado nacional está em grande crescimento e algumas empresas já estão procurando estes profissionais, porém a falta de qualificação, neste momento, está atrapalhando o preenchimento destas vagas. Quem quiser enviar currículos, fique à vontade.

Lembrando os passos: Bacharelado, estudo (Livros) e certificações.

Espero que este artigo auxilie vocês, fiquem com Deus e até o próximo!

Fonte: Imasters – Raffael Vargas

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Sair da versão mobile