Ícone do site Diego Macêdo

Hacker… Ético?!?

Ethical Hacker

Ethical Hacker

Hacker é um dos termos mais incompreendidos na indústria da segurança. Todos, desde o noticiário aos filmes de Hollywood e o resto da da mídia usam o termo frequentemente. Graças ao uso excessivo do termo e do fato de que é quase constantemente ligado às atividades que são obscuras ou mesmo de natureza criminosa, o público em geral olha para qualquer um com o rótulo de hacker como alguém que não é boa pessoa. Hackers são vistos como aqueles que operam nas sombras, anti-social e anti-autoridades, em muitos casos. Outros membros públicos chegam a dizer que os hackers são como os novos ativistas sociais políticos, governamentais, de grandes corporações, e outros tipos de ativistas.

Hackers também começaram a perceber que é possível usar suas habilidades para gerar dinheiro de muitas maneiras interessantes. Por exemplo, os atacantes usaram técnicas para redirecionar navegadores da Web para páginas específicas que geram receitas para si próprios. Outro exemplo é um spammer enviar milhares e milhares de mensagens de correio eletrônico que anunciam um produto ou serviço. Como o envio de e-mail em massa custa pouco, isto leva apenas um pequeno número de compradores para conseguir fazer um bom lucro.

A área de TI, em especial a de Segurança, muda rapidamente. Nesta área, os atacantes e defensores estão em uma luta constante para ganhar o domínio. Pois os invasores tornaram-se altamente flexíveis e adaptáveis, então, como um hacker ético, você também deve ser. Sua capacidade de pensar fora da caixa irá te ajudar bem como você imaginar novas estratégias e possíveis ataques antes que eles sejam usados contra você.

Mas o que é um hacker ético?

Hackers éticos são profissionais, quer através de contratos ou emprego direto testam a segurança de uma organização. Eles usam as mesmas habilidades e táticas como um hacker, mas com a permissão do proprietário do sistema para realizar o seu ataque contra o sistema. Além disso, hackers éticos não revelam as fraquezas de um sistema avaliada para alguém que não seja o proprietário do sistema. Finalmente, hackers éticos trabalhar sob contrato para uma empresa ou cliente e seus contratos de especificar o que é fora dos limites e o que eles devem fazer. O seu papel depende das necessidades específicas de uma determinada organização. De fato, algumas organizações mantêm uma equipes especificamente para participar em atividades de hacking ético.

Tipos de hackers

Código de conduta

Como um hacker ético, você precisa ter certeza que você está aderente a um código de conduta ou de ética para que você se permaneça confiável e empregável. Um código de conduta aborda alguns pontos, como:

Ethical hacking e pentests

Como um futuro hacker, você deve ter certeza absoluta que tem permissão para realizar os pentests de forma benigna. É importante saber alguns termos:

Quando um penteste é realizado, ele é de algum dos 3 tipos: whit box, gray box ou black box.

Um hacker ético deve preservar a tríade CIA:

Além da tríade CIA, temos dois termos importantes que complementam:

Por outro lado, precisamos saber o que pode ferir a tríade CIA. Veja os itens abaixo:

Referência: Certified Ethical Hacker version 9: Study Guide. Sybex. 2016.

Mapa mental sobre Ethical Hacking

Mapa Mental Ethical Hacker

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Sair da versão mobile