Vamos identificar os principais documentos gerados em cada grupo de processos, identificando suas áreas de conhecimento. É muito importante que se conheça a documentação gerada durante o projeto. Todos eles se interagem, sendo entrada para os processos subsequentes, e assim por diante, até o encerramento do projeto. Uma entrada define “o que preciso antes de fazer” e a saída define “o que terei quando terminar?”. Em geral, após obtermos as entradas dos processos, utilizamos técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, para obter as saídas desejáveis ou necessárias.
Grupo de Processos de Iniciação
O grupo de processos de Iniciação inclui dois processos de gerenciamento de projetos (figura abaixo):
- Desenvolver o termo de abertura do Projeto.
- Identificar as partes interessadas (stakeholders).
Grupo de Processos de Planejamento
O grupo de processos de Planejamento inclui vinte processos de gerenciamento de projetos:
- Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projetos;
- Coletar os requisitos;
- Definir o escopo;
- Criar a estrutura Analítica do Projeto (EAP);
- Definir as atividades;
- Sequenciar as atividades;
- Estimar os recursos das atividades;
- Estimar a duração das atividades;
- Desenvolver o cronograma;
- Estimar os custos;
- Determinar o orçamento;
- Planejar a qualidade;
- Desenvolver o plano de Recursos Humanos;
- Planejar as comunicações;
- Identificar os riscos;
- Realizar a análise qualitativa dos riscos;
- Realizar a análise quantitativa dos riscos;
- Planejar respostas a riscos;
- Planejar as aquisições;
Grupo de Processos de Execução
O grupo de processos de Execução inclui oito processos de gerenciamento de projetos:
- Orientar e gerenciar a execução do Projeto;
- Realizar a garantia da qualidade;
- Mobilizar a equipe de projeto;
- Desenvolver a equipe de projeto;
- Gerenciar a equipe de projeto;
- Distribuir informações;
- Gerenciar as expectativas das partes interessadas (stakeholders);
- Realizar aquisições.
Grupo de Processos de Monitoramento e Controle
O grupo de processos de Monitoramento e Controle inclui dez processos de gerenciamento de projetos:
- Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
- Realizar o controle integrado de mudanças;
- Verificar o escopo;
- Controlar o escopo;
- Controlar o cronograma;
- Controlar os custos;
- Realizar o controle de qualidade;
- Reportar o desempenho;
- Monitorar e controlar os riscos;
- Administrar as aquisições.
Grupo de Processos de Finalização
O grupo de processos de Finalização inclui dois processos de gerenciamento de projetos:
- Encerrar o projeto ou a fase;
- Encerrar as aquisições.
Autor: Prof. Victor Antonio Triotiño