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Ferramentas e Técnicas PMBok: Ativos de Processos Organizacionais

As organizações funcionam baseadas em processos. Esses processos visam a obtenção de determinados resultados. Os Ativos de Processos Organizacionais são os resultados dos processos implementados na organização em que o projeto decorre.

À semelhança do que acontece com os Fatores Ambientais da Organização também os Ativos de Processos Organizacionais servem de entrada à maioria dos processos de planeamento do PMBOK 4. No entanto, enquanto os primeiros são vistos como fatores que condicionam as opções de gestão do projeto e influenciam, positiva ou negativamente, os Ativos de Processos Organizacionais são sobretudo entendidos como fatores que ajudam à gestão e ao sucesso do projeto na medida em que representam o conhecimento que a organização obteve em projetos anteriores.

O conjunto de Ativos de Processos Organizacionais é muito diverso. O PMBOK 4 descreve o subconjunto dos ativos mais relevantes, devendo o gestor de projeto ter em atenção que, dependendo da especificidade do projeto e da organização, outros podem existir.

Dependendo do tipo de setor, organização e área de aplicação, os Ativos de Processos Organizacionais podem ser organizados de formas muito diversas sendo habitualmente agrupados em duas categorias:

Processos e Procedimentos para a Realização do Trabalho:

Base de Dados de Conhecimento Corporativo:

Fonte: Projetos de TI

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

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