Ícone do site Diego Macêdo

Vírus se espalha pelo sistema de mensagens do Facebook

A Trend Micro descobriu a existência de um novo vírus, que está se espalhando por meio do sistema de mensagens instantâneas do Facebook. A praga, chamada Steckt.Evl, abre janelas de chat com amigos do usuário infectado, contendo apenas um link. Basta abrir a página para que um pequeno aplicativo seja baixado.

O primeiro passo do vírus é desabilitar qualquer antivírus que esteja sendo executado. A seguir, o Steckt.Evl desinstala o software e passa a baixar malwares para a máquina infectada, além de tentar continuar se propagando por meio da abertura de janelas de chat com outros usuários do Facebook.

Para evitar ser infectado, o ideal é desconfiar de links simples enviados pelo Facebook, principalmente se eles vierem de amigos com quem você não tem o costume de conversar. Antes de abrir a página enviada por seu colega de rede social, certifique-se de que foi mesmo o responsável pelo envio.

Fonte: TecMundo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Sair da versão mobile