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Processo de gerenciamento do nível de serviço

O processo de gerenciamento do nível de serviço (SLM – Service Level Management) é o processo de planejar, coordenar, desenhar, acordar, monitorar e divulgar os resultados de um acordo de nível de serviço (SLA – Service Level Agreement). Tem como objetivo garantir que os níveis de serviços acordados com os clientes sejam entregues no presente e no futuro.

O SLA é um acordo formal entre a organização de TI e seus clientes, definindo objetivos do serviço e as responsabilidades de ambas as partes.

Os objetivos do gerenciamento de nível de serviço são:

  1. definir, documentar, acordar, monitorar, medir, reportar e rever os níveis de serviços providos;
  2. prover e melhorar o relacionamento e comunicação com o negócio e com os clientes;
  3. garantir a existência de metas específicas e mensuráveis para todos os serviços de TI;
  4. monitorar e melhorar a satisfação dos clientes;
  5. garantir expectativas corretas sobre serviços;
  6. garantir implantação de medidas proativas, visando a melhorar os serviços a custos justificáveis.

O SLM representa o provedor de serviços de TI para o cliente, e o negócio para o provedor de serviços de TI. Tanto o serviço presente quanto o serviço futuro são discutidos através de um contato bidirecional.

O gerenciamento do nível de serviço gerencia as expectativas de ambas as partes, tanto internas quanto externas, além de assegurar que a qualidade do serviço entregue alcance as expectativas.

Esse processo deve incluir:

  1. desenvolvimento de relações de negócio;
  2. desenvolvimento e gerenciamento de acordos de nível operacional (OLAs – Operational Level Agreements);
  3. revisão dos contratos de fornecedores básicos;
  4. prevenção proativa de falhas de serviço, redução dos riscos de serviço e melhora na qualidade do serviço;
  5. relatório e gerenciamento de todos os serviços e revisão das brechas e fraquezas dos SLAs.

O acordo de nível organizacional é um acordo firmado entre o provedor de serviços e outra parte da mesma organização que presta assistência através da provisão de serviços.

Segundo Bon et al. (2008), em relação aos pontos apresentados, o SLM oferece uma interface consistente ao negócio, com objetivos de serviço combinados e informações de gerenciamento exigidas para assegurar que aqueles objetivos foram alcançados.

Onde forem observadas lacunas nos objetivos, o SLM deve oferecer um feedback sobre a causa dessa lacuna e os detalhes sobre quais ações estão sendo tomadas para que a lacuna não volte a aparecer.

A seguir, é possível visualizar quais são as atividades do gerenciamento do nível de serviço.

Atividades, métodos e técnicas

São atividades do gerenciamento do nível de serviço, conforme ilustrado na figura:

O SLA multinível reduz a necessidade de atualizações frequentes, mantendo um tamanho gerenciável.

Importante: Cuidado! Um acordo tem por objetivo estabelecer uma parceria verdadeira entre a organização de TI e seus clientes, a fim de que sejam atingidos resultados mutuamente benéficos.

Com relação ao gerenciamento de informações, as atribuições seriam:

  1. fornecer informações cruciais ao SLM sobre os serviços operacionais, o estabelecimento de objetivos e as infrações;
  2. sustentar o gerenciamento do catálogo de serviços do SLM através do catálogo de serviços;
  3. fornecer informações e tendências ao SLM a respeito da satisfação do cliente.

Interfaces

Entradas

  1. informações do negócio que surgem da estratégia de negócios da organização, planos e planos financeiros;
  2. exigências do negócio;
  3. portfólio de serviços e catálogo de serviços;
  4. informações sobre mudanças;
  5. sistema de gerenciamento da configuração (CMS);

Produtos

  1. relatórios de serviço;
  2. plano de aperfeiçoamento do serviço (SIP);
  3. plano de qualidade do serviço (SQP);
  4. modelo de documento padrão;
  5. SLA, SLR e OLAs;
  6. reunião para revisão do serviço medido.

Indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators)

São exemplos de indicadores de desempenho:

  1. redução do índice de objetivos de SLAs perdidos;
  2. aumento do índice de satisfação do cliente;
  3. redução do índice de lacunas nos SLAs.

Implementação

Atividades de SLM podem ocorrer devido a:

  1. mudanças no portfólio de serviços;
  2. acordos novos ou alterados;
  3. mudanças na estratégia ou na política;
  4. reclamações e elogios;
  5. reuniões e ações para a revisão do serviço.

Todos os itens apresentados nesta leitura fazem parte do gerenciamento do nível de serviço, que é um dos processos da fase de desenho de serviço de TI. Todos esses itens precisam ser observados para sucesso do processo.

Referência

BON, Jan von et al. Foundations of IT service management based on ITIL V3. Zaltbommel: Van Haren Publishing, 2008.

Autores: Miguel Garcia Junior e Rodrigo Santana

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

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