Ícone do site Diego Macêdo

No próximo domingo (17) termina o horário de verão – Veja a importância do horário correto para a Segurança da Informação

Termina neste domingo (17), à meia-noite, o horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e do estado de Tocantis terão que atrasar os relógios em um hora, voltando ao fuso horário normal (GMT -3).

Segundo o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), “a exatidão dos relógios dos sistemas é de vital importância para a segurança, principalmente para o tratamento de incidentes de segurança. Relógios exatos, devidamente sincronizados com servidores NTP confiáveis, permitem manter a consistência dos logs, o que é imprescindível nas investigações e identificação de responsáveis“.

Ou seja, é a exatidão nos relógios dos sistemas de uma rede que permite uma auditoria ou investigação forense confiável.

Os servidores NTP, citados acima, são máquinas dedicadas a servir o horário correto utilizando-se do protocolo NTP (Network Time Protocol), que é o mais recomendado por ter implementação para os mais variados sistemas. Esses servidores podem ser implementados localmente (uma máquina dedicada em sua rede interna) ou serem utilizados pela internet. No Brasil, temos o NTP.br, serviço oficial oferecido pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa, órgão responsável por gerir a Internet no país), que distribui a “Hora Legal Brasileira“, definida pelo Observatório Nacional.

Para mais informações sobre o serviço nacional, visite o domínio NTP.br. O portal fornece todas as informações necessárias para implementação, ajustes e utilização do NTP no Brasil.

Blog SegInfo – Segurança da Informação – Tecnologia – Notícias, Artigos e Novidades » Blog Archive » No próximo domingo (17) termina o horário de verão – Veja a importância do horário correto para a Segurança da Informação.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Sair da versão mobile