Ícone do site Diego Macêdo

Barreiras de Entrada

Barreiras de entradas é um dos elementos de uma das cinco forças de Michael Porter. Especificamente, as barreiras de entrada estão relacionadas aos novos entrantes, na medida em que facilitam ou dificultam que novas empresas façam parte da concorrência. As outras quatro são forças são: compradores, fornecedores, substitutos e concorrentes. Estas cinco forças devem ser levadas em conta na hora de se analisar a atratividade de um mercado. Também são largamente usadas para fazer análise de tendência. Métodos mais complexos de planejamento veem o modelo de 5 forças como insipiente, mas confiem em mim: ele dá conta do recado total.

BARREIRAS DE ENTRADA

As barreiras de entradas são o conjunto de reações que o empreendedor pode esperar ao querer participar de um novo negócio. Via de regra, são geridas pelos concorrentes já existentes. Segundo Michael Porter, existem seis fontes principais de barreiras e vamos analisar uma a uma:

APLICAÇÃO

A análise das cinco forças, em especial das barreiras de entrada, é fator determinante na decisão do empreendedor por tomar a frente e investir em um negócio ou considerar os riscos envolvidos. Geralmente, barreiras de entrada mais altas garantem mais condições de sucesso para aqueles dispostos a vencê-las. Mercados que envolvem este tipo de investimento não são, definitivamente, feitos para amadores ou empreendedores aventureiros.

Por outro lado, cabe considerar a mobilização dos antigos players em um determinado nicho para conseguirem elevar as barreiras de entrada. Influencias diretas no cenário, orquestradas a partir da influencia em associações, sindicatos, governo ou através da ação coordenada das empresas, pode garantir que o mercado se restrinja aos atuais players.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Sair da versão mobile