Principais erros na hora de escolher uma carreira

image_pdfimage_print

Chega um certo momento da sua vida profissional que inevitavelmente você se questiona se fez a escolha correta. Em alguns casos a pessoa chega a conclusão que não poderia ter feito melhor escolha, já em outros o arrependimento toma conta da mente daquele profissional, e o “achismo” faz com que a pessoa não tenha certeza se tomou a melhor decisão.

A todo momento é possível mudar de área,  porém, não é fácil assumir que depois de passar anos trabalhando em um setor aquele não era o caminho que desejava percorrer. Algumas decisões de mudar o rumo da carreira profissional são tomadas depois de quatro anos de faculdade, quando se chega ao fim da linha e percebe que o curso escolhido não era o que tinha mais compatibilidade com a sua personalidade e jeito de trabalhar.

Saber escolher qual profissão irá seguir pode determinar o seu sucesso ou fracasso. Por isso, fique atento para não tomar a decisão errada pressionado por fatores diversos. Tenha em mente os desafios que terá que ultrapassar para conquistar um lugar no mercado de trabalho na área que sonha. Veja abaixo alguns motivos que faz com que as pessoas tomem decisões erradas na hora de escolher uma carreira profissional.

372861 Enfim eu me formei na UNIVERSIDADE Principais erros na hora de escolher uma carreira

Os pais: Quando o pai possui uma carreira bem-sucedida é natural que ele almeje o mesmo para o filho. Então, começam as pressões para que os jovens sigam os passos dos pais, porém, muitas vezes não é o que eles querem de fato. Mas, para não contrariar a família, os filhos acabam se deixando levar pela pressão.

Algumas vezes a influência vinda de dentro de casa é o inverso. Os pais que sonharam toda a vida com uma profissão, mas, não puderam por algum motivo seguir em direção ao sonho profissional, e querem que indiretamente os seus filhos conquiste a posição tão almejada. Da mesma forma o filho acaba cedendo para que os pais fiquem felizes.

Ou ainda, os pais pressionam os jovens a tomarem uma decisão no momento errado, quando eles não sabem ainda o que almejam para a carreira profissional. No “desespero” a pessoa escolhe uma direção profissional, e mais tarde, se arrepende e tenta mudar o rumo da sua vida. Mas algumas vezes é tarde demais.

372861 TV assinatura1 Principais erros na hora de escolher uma carreira

Mídia: Programas de televisão podem sim influenciar no futuro profissional dos jovens. Por assistir muitos seriado, filmes, novelas, é natural que a influência venha de algum desses meios de comunicação. A pessoa vê a profissão de uma maneira folclórica, que muitas vezes foge totalmente da realidade, e idealiza um meio de trabalho que na prática não existe, o que causa muita decepção.

Retorno financeiro: Algumas pessoas escolhem o seu futuro profissional baseando-se no salário pago para a execução daquela função. Essa, definitivamente, não é uma boa opção para quem busca sucesso profissional. Para ter uma carreira de sucesso é preciso ter o mínimo de afinidade com o negócio. Não adianta trabalhar com algo que não gosta a vida toda para ter dinheiro. Mesmo porque o mercado muda muito e você pode entrar em uma bela “canoa furada”. Pode ser que escolhendo a carreira que aparentemente não paga tão bem, mas que você possua mais afinidade, o seu futuro profissional seja melhor, pois quem faz as coisas com amor e empenho consegue se destacar, e o destaque traz bons salários.

Escolher a profissão correta, ou um curso que possa te profissionalizar em alguma área é uma decisão difícil, mas necessária.  Avalie o mercado de trabalho e escolha a profissão que una o útil e o agradável, se possível. Veja entre as opções que mais lhe agrada a que melhor paga, e se possível, escolha a que poderá lhe dar mais abertura e campo para trabalhar. Não se deixe levar pela opinião dos outros, escolha consciente de que essa é a melhor alternativa, para que no futuro não seja necessário começar uma nova carreira.

Fonte: Mundo das Tribos

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!