07 motivos para você adotar o gerenciamento do portfólio de serviços de TI, segundo as melhores práticas da ITIL.
Dentro do escopo da biblioteca da ITIL, o gerenciamento do portfólio de serviços de TI é o processo da etapa da Estratégia que tem como objetivo gerenciar os serviços de TI durante todo o ciclo de vida, focando no valor que este serviço entrega para a área de negócio. Em outras palavras, é o processo que estabelce como seu gestor irá executar ações como:
- Definir quais serviços propostos estão associados a objetivos de negócio;
- projetar as métricas, demonstrando o valor a ser entregue pelo serviço novo ou alterado;
- aprovar serviços novos ou alterados a serem entregues ao(s) cliente(s);
- acompanhar indicadores estratégicos do serviço durante o ciclo de vida;
- aposentar serviços quando estes não entregam mais o valor esperado;
- agir com requisições de mudança para ajustar serviços que devam se adequar melhor a área de negócio;
- relatar os indicadores dos serviços com foco estratégico, demonstrando o valor que eles agregam ao negócio da organização;
- entre outros.
Por ultimo, vale lembrar que a execução adequada deste processo é essencial para que oplanejamento estratégico de TI (PETI) seja traduzido em serviços adequados entregues durante o ciclo de vida dos serviços. O portfólio é uma peça importante entre o plano estratégico e a etapa de desenho de serviços.
Fonte: Portal GSTI