Por que o Wi-Fi cai quando toca o telefone sem fio?

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Outro dia estava navegando pela Internet tranquilamente quando cai em um site bastante conhecido que supostamente explicava o motivo da conexão sem fio cair toda vez que toca o telefone sem fio. Como já tive esse problema, resolvi assistir ao vídeo para conferir se a resposta que eles estavam fornecendo batia com a que eu consegui encontrar na época que esse problema tanto me irritou e, para a minha surpresa, foi um dos vídeos menos explicativos e mais vazios que já vi em toda a minha vida. Não vou citar aqui o site que publicou o vídeo pois a intenção deste post não é denegrir a imagem de ninguém, mas sim explicar o que causa esse problema e como evita-lo.

Em primeiro lugar é preciso entender que todo aparelho que transmite qualquer informação através de ondas de rádio ou microondas funciona em uma determinada frequência. Isso pode ser notado claramente através dos rádios AM e FM que, para que você sintonize alguma rádio, é necessário primeiro achar a frequência dela. As rádios FM, por exemplo, utilizam as frequências de 87,5 Mhz à 108 Mhz, já os telefones celulares trabalham, se não me engano, com frequências de 850 Mhz a 2100 Mhz (ou 2,1 Ghz), o que nunca veio a interferir nas conexões Wi-Fi que geralmente trabalham em frequência de 2,4 Ghz (ou cerca de 2400 Mhz).

Como já disse, os roteadores Wi-Fi mais comuns trabalham com a frequência de 2,4 Ghz (ou cerca 2400 Mhz), a mesma frequência utilizada por alguns aparelhos de telefone sem fio mais modernos, e é este choque de frequências que faz com que a sua conexão Wi-Fi seja interrompida toda vez que o telefone sem fio toca em sua casa, pois para que o monofone (a parte do telefone sem fio que você utiliza) entre em funcionamento, é preciso que a base emita um sinal na frequência de 2,4 Ghz para que o sinal telefônico seja transmitido até o monofone.

Felizmente nem tudo está perdido e você não vai precisar trocar de roteador e nem de telefone sem fio pois dentro da frequência utilizada pelos dois aparelhos existem vários canais de comunicação e basta configurar o seu roteador para funcionar em outro canal de comunicação para que os dois aparelhos operem normalmente sem que um interfira na vida do outro. É por isso que em alguns lugares o problema nunca existiu e em outros lugares o problema tira o sono de quem está utilizando a Internet e tem a conexão interrompida frequentemente.

Pois bem, quem regula (ou deveria regular) essa distribuição de frequências é a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, mas sabe-se lá porque cargas d’água a ANATEL liberou para venda no Brasil 2 aparelhos distintos utilizando a mesma frequência de comunicação sem qualquer aviso de que a presença desses dois aparelhos no mesmo ambiente pode fazer com que um atrapalhe o sinal do outro.

Caso você não tenha um telefone sem fio em casa ou qualquer outro aparelho emitindo sinais na frequência de 2,4 Ghz e mesmo assim tem a conexão interrompida de vez em quando, é bem capaz que algum vizinho seu tenha um aparelho de telefone sem fio que esteja influenciando a sua conexão Wi-Fi, pois estes aparelhos hoje possuem um sinal muito forte e, casualmente, podem causar interferências em outros ambientes devido ao seu longo alcance.

Como Configurar o Canal do Roteador

Infelizmente eu não tenho aqui todos os modems e firmwares disponíveis para fazer um tutorial personalizado para cada caso, porém é bastante fácil encontrar, nas configurações do modem, a opção de configurações wireless. Aqui utilizo um modem Intelbras WRG 240E e as configurações estão disponíveis através do menu “Básicas >> Wireless >> Configurações” e tem a seguinte aparência:

Configuração Wireless do modem Intelbras WRG 240EConfiguração Wireless do modem Intelbras WRG 240E

Note que aqui eu selecionei o canal 6 para que o problema fosse resolvido, porém cada caso é um caso e, caso o problema não seja resolvido, basta você ir trocando de canal, salvando as configurações e reiniciando o modem até achar um canal que não dê conflito com o seu aparelho de telefone sem fio ou com qualquer outro aparelho que possa atrapalhar a sua conexão.

Aqui eu tenho disponíveis os canais de 1 a 13, porém essa configuração pode variar de modem para modem.

Informação Importante

Uma vez configurei o meu modem no canal 13 e a máquina que tenho aqui com Windows XP simplesmente deixou de reconhecer a conexão, notei então que na maioria dos modems estão disponíveis apenas os canais de 1 a 11, então, para evitar quaisquer problemas relativos ao desaparecimento da conexão é seguro configurar nos canais apenas de 1 ao 11. Ainda não consegui achar uma explicação para que o Windows XP deixasse de reconhecer a conexão quando configurado no canal 13, mas assim que achar a explicação eu faço um post aqui sobre o assunto.

Fonte: Info Dicas por Guilherme

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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