Quando se está desenvolvendo um site, você perde muito tempo pesquisando e lendo coisas que são úteis para a criação do mesmo. Sendo assim, se quiser ter a certeza que você não irá cometer erros durante a criação, onde na melhor das hipóteses você só irritará seu visitante, e na pior das hipóteses perderá um cliente daquele site.
Afinal, quando você perde visitantes, você também perde a chance de obter lucros com seus possíveis clientes.
Dr. Jakob Nielsen, Diretor da “Nielsen Norman Group”, diz os 10 piores erros que um site pode ter:
1. Não listar preços. O preço de um produto em venda no site é parte mais importante da informação que um visitante precisa para entender que ele pode comparar os preços com outros sites. Caso, não mostre o preço, as pessoas irão se sentir perdidas e isso reduz a capacidade delas comprarem a linha de produto. Os preços permitem o visitante diferenciar com outros sites.
2. Sistemas de buscas inflexíveis. Caso um sistema de busca não seja capaz de notar se um termo ou caracter é importante para a busca ou não, isso pode atrapalhar, pois nem sempre um usuário sabe escrever o nome corretamente do produto, e se o sistema não conseguir identificar essa palavra com semelhança a outra alguma que seja correta, não terá uma resposta agradável.
3. Barra de rolagem horizontal. Visitantes odeiam ter que ficar usando a barra de rolagem para ir à direita e esquerda, principalmente se eles utilizam um padrão de resolução no monitor de 800×600 pixels.
4. Tamanho da fonte fixa. 95% das vezes, os textos possuem uma fonte fixa e pequena, o que reduz a capacidade de leitura significantemente. Os visitantes devem ser capazes de alterar o tamanho da fonte de acordo com suas necessidades.
5. Blocos de texto. Isso é irritante e você poderá perder visitantes rapidamente.
6. JavaScript em links. Quando os links não funcionam como esperado, os visitantes se sentem perdidos. Sem contar que eles odeiam as conhecidas janelas POP-UP.
7. Perguntas não freqüêntes nas FAQs. Não utilize perguntas que você quer que o usuário pergunte.
8. Coletar endereços de e-mail sem uma política de privacidade. Quando um site pede um e-mail, os visitantes reagem negativamente. Na era do SPAM, ninguém quer dar uma informação sem alguma garantia.
9. URLs com mais de 75 caracteres, o que faz isso virtualmente ficar impossível de informar um amigo por e-mail sobre o devido link. Se for muito extenso para ser exibido no navegador, a maioria não saberá como copiar esse endereço. Se o link estiver quebrado, eles não saberão como colar isso de forma certa.
10. Link com “Mailto:” em lugares inexperados. Não utilizem “MailTo” em nomes. Em vez disso, use claramente em endereços de e-mail.
Evitando esses erros fatais, seus visitantes terão uma experiência mais agradável em seu site, o que é uma coisa boa.
Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar!
Abraços!