O que é preciso para criar um site?

Muitas pessoas pensam que para desenvolver um site só precisam de apenas uma habilidade, mas de fato, você precisa de vários. Apesar de existirem muitos construtores rápidos tipo o próprio WordPress que eu utilizo aqui como meu blog, CMS Joomla, Drupal e muitos outros, você consegue desenvolver um site com uma cara legal e em poucos cliques. De qualquer forma, se você quer ter um site que se destque no meio de todos esses desenvolvedores que utilizam essas metodologias, você precisa investir tempo em seus estudos para que você possa aprender e desenvolver suas habilidades para criar um site.

Aprenda um pouco de PHP

Se você estiver utilizando WordPress, você precisará de um pouco de conhecimento em PHP para efetuar suas modificações, fazendo com que você ganhe tempo durante este processo. Assim como o Joomla. Ambos os sistemas citados tem fóruns de suporte com excelente pessoas que ajudam outros usuários a desenvolver ou personalizar o seus sites.

Se estivermos falando de sistemas personalizados, como desenvolvimento próprio de programação, você precisará de um pouco mais de conhecimento para evitar problemas de segurança ou erros comuns nas suas páginas e outras coisas.

Conheça bem o HTML

HTML é essencial para que você tenha controle sobre o desenvolvimento do seu site. Felizmente, HTML é muito fácil de aprender. Basta você dar uma olhada nesses editores HTML e analisar o código que está sendo implementando e pesquisando um pouco sobre cada TAG para saber o que ela faz. Você aprenderá rapidinho.

Use CSS para dar estilo

CSS é um ótimo caminho para adicionar alguns estilos ao seu site de forma rápida e fácil, de uma forma geral. Existem algumas ferramentas online que podem ajudar a aprender CSS. A mais utilizada e muito boa é o plugin do Firefox chamado Firebug. Com ele você pode editar qualquer página e ver o que acontece em tempo real.

Aprenda um pouco de Design Gráfico

Não tem nada mais frustrante do que você não ser capaz de criar sua própria arte e fazer com que ela seja realmente do jeito que você quer que ela seja. Você não precisa pagar caro por softwares deste tipo, pois existem ferramentas grátis como o Gimp que consegue resultados muito bons. Existem outros softwares pagos como o Photoshop, Fireworks e Corel Draw.

Aprenda a utilizar o Painel de Controle do seu servidor de hospedagem

Muita gente assina um plano de hospedagem e nem sabe por onde começar. É muito importante você saber o que o seu provedor de hospedagem dispõe no painel para que você possa utilizar quando necessário. Aqui na Uebi Host é utilizado o CPanel. Por padrão ele dispõe de uns vídeos-tutoriais que ensinam o que a maioria dos recursos que estão disponíveis lá fazem.

SEO é sempre esquecido

Existe muito material na internet sobre SEO mas, a maioria deles não prestam ou só tem muita enrolação com jogadas de marketing. Sempre é bom consultar vários locais e ver o que realmente pode ser útil ao seu site, ou se o que está sendo dito realmente não importa.

Concluindo

O que eu disse aí emcima é só apenas uma parte do que se pode ser usado é um site complexo. Mas se você reservar um pouco do seu tempo para aprender sempre um pouco mais de cada uma das 6 coisas que citei, você começará a ter uma noção melhor do que se está sendo utilizando nos sites que você visitar, passando a ter uma visão diferente, ou seja, deixando de ser apenas um leigo-visitante para um desenvolvedor web.

Continue visitando aqui o meu blog, pois pretendo sempre postar sobre esses assuntos, e um pouco mais.

Não deixe de comentar.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!