Informações gerenciais x informações transacionais

Este artigo visa a exposição dos conceitos de cada tipo de informação visando, assim, o perfeito entendimento, para que, no futuro estes conceitos não sejam confundidos e, com isso, prejudique seus projetos de Business Intelligence.

O Nome deste artigo, por si só, já gera alguns questionamentos. Interessante, pois quando se lê, parece que todo mundo sabe o que é e, que não tem motivos para confundir ou embaralhar um conceito com o outro, correto? Não! Estes conceitos geram muitas e muitas dúvidas, análises equivocadas, conceitos distorcidos e um dos principais vilões de alguns projetos de Business Intelligence (BI) Fracassados. Pois é, o real entendimento destes conceitos é fundamental para se iniciar um projeto. Apenas relembrando…Business Intelligence é o conceito utilizado para geração de sistemas com informações que suportem a tomada de decisão, por aqueles que possuem cargos com esta característica. É importante destacar que Business Intelligence não é um sistema e, sim um conceito. Agora, sim, estamos chegando no ponto primordial deste artigo. Que informações suportam a tomada de decisão? Quaisquer informações? Não! Somente as chamadas de informações gerenciais.

As informações Gerenciais são as que possuem qualidade, são organizadas por assuntos de interesse – Datawarehouse e Datamart (serão discutidos em outro artigo), consolidadas, possuem uma performance de consulta excelente e, o principal, devem fornecer suporte a tomada de decisão no menor tempo possível, de forma a otimizar o tempo para se identificar uma oportunidade ou um ameaça. Sim! as informações gerenciais devem mostrar ao tomador de decisão quais as oportunidades e ameaças inerentes ao seu negócio, para que, a partir deste ponto, aquele possa decidir qual a melhor ação diante do apresentado. Já as informações transacionais, como o próprio nome sugere, são as que compõe as transacões do dia-a-dia corporativo, ou seja, àquelas informações de sistemas de PDV, cadastro de clientes, cadastro de fornecedores, cadastro de produtos. São as informações que compõe o legado da Companhia. Estas não suportam a tomada de decisão, pois tratam-se de informações no menor nível de detalhe, no menor grão, no nível folha. Mas, é de extrema importância saber que estas informações se completam, ou seja, para que as informações Gerenciais existam, precisam-se das informações transacionais. Veja a imagem abaixo:

Na fase “Coletar”, encontramos as Informações Transacionais, provenientes dos sistemas de operação da Companhia. Já na fase “Organizar”, encontramos Informações Gerencias, devidamente organizadas de acordo com as necessidades gerenciais dos tomadores de decisão.

Infelizmente, muitos projetos de Business Intelligence tem problemas, por conta da confusão deste conceito. Mais e mais empresas e tomadores de decisão desejam construir sistemas transacionais utilizando-se do conceito de Business Intelligence. São assuntos diferentes, como citado anteriormente, eles se completam mas, não vivem juntos. Ainda, nos dias de hoje, é visto grandes Companhias que investem em soluções de Business Intelligence, para no final analisar um relatório transacional, com informações no grão. O que está acontecendo é que desta forma, transforma-se a Inteligência de Negócio em Burrice de Negócio. Portanto, tenham em mente que o entendimento deste conceito é premissa para o sucesso de seu projeto de Business Intelligence.

Fonte: Portal Administradores

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