Golpe no Facebook divulga falsa morte de Gianecchini

São Paulo – Uma mensagem que vem circulando no Facebook desde a tarde de ontem, 09, informa a morte do ator global Reynaldo Gianecchini. No entanto, trata-se de mais um golpe na rede social.

O post parece uma publicação comum de um usuário do Facebook, que possivelmente não sabe que está enviando mensagens deste tipo. Neste caso há também um link encurtado acompanhando a falsa notícia.

“Um grande ator da rede globo uma pena ele ter morrido! http://tinyurl.com/b5ejrlz #LutoReynaldo”, diz a falsa publicação.

Segundo a empresa Symantec, uma análise feita no link incluído na mensagem (veja abaixo) leva o usuário a uma página desconhecida sem relação com a falsa notícia e se trata de uma tentativa de phishing – quando um cibercriminoso instala um vírus e rouba dados confidenciais de um usuário.

Tentativas de golpe e envio de spam pelo Facebook vêm se tornando comuns conforme a rede social obtém cada vez mais usuários, atraindo assim os cibercriminosos.

Desta forma, é aconselhável evitar clicar em links encurtados enviados pela rede social, mesmo quando publicados por contatos conhecidos. Na dúvida é sempre melhor questionar o amigo ou verificar a veridicidade da história.

A Symantec também aconselha a manter sempre as ferramentas de segurança atualizadas e utilizar soluções integradas que combinem antivírus, firewall, internet security, entre outros.

symantec-1

Golpe no Facebook divulga falsa morte de Gianecchini – Segurança – Notícias – INFO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.