Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

O capítulo 9 do PMBoK 5ª ed. trás as informações sobre o gerenciamento dos recursos humanos, o qual inclui os processos que organizam, gerenciam e lideram a equipe do projeto.

Este gerenciamento é vital para os projetos, pois as pessoas determinam o sucesso ou fracasso de organizações e projetos. É necessário ter uma equipe com gente bem qualificada.

Os recursos fazem parte das restrições dos projetos. Veja quais são:

  • Orçamento
  • Recursos
  • Riscos
  • Escopo
  • Cronograma
  • Qualidade

Existem 4 processos como são demonstrados abaixo:

Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento
9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos humanos 9.2 Mobilizar a equipe do projeto
9.3 Desenvolver a equipe do projeto
9.4 Gerenciar a equipe do projeto

Visão geral da área

9.1 Desenvolver o Plano dos Recursos Humanos — O processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias, relações hierárquicas, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal.

9.2 Mobilizar a Equipe do Projeto — O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para terminar as atividades do projeto.

9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto — O processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente geral da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto — O processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.

Teorias de motivação

Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow

Abraham Maslow criou uma divisão hierárquica, em pirâmide, para demonstrar que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto:

maslow

Teoria das expectativas

Baseia-se na suposição de que as pessoas escolhem entre comportamentos diferentes, de acordo com as expectativas:

  • Esforço X Desempenho – “Se eu me esforçar terei um bom desempenho?”
  • Desempenho X Recompensa – “Se eu atingir esse desempenho, serei recompensado?”
  • Validade ou atratividade da recompensa – “Qual é o valor que eu realmente dou a essa recompensa?”

Teoria de Herzberg

Foi o autor da “Teoria dos Dois Fatores” ou chamado de “Teoria da Higiene”:

  • Fatores higiênicos – São fatores que podem causar a insatisfação no cargo, e podem ser provenientes do ambiente de trabalho, da supervisão, colegas, segurança no ambiente de trabalho, salário, etc;
  • Fatores motivadores – São os fatores que causam motivação em relação ao trabalho, como conteúdo do cargo, atividades desafiadoras e estimulantes necessárias ao desempenho da função, o crescimento profissional e o reconhecimento.

Teoria da Realização

David McClelland afirma que a motivação das pessoas vem de:

  • Realização – A necessidade de se sentir capaz frente a desafios aceitáveis, de realização, de reconhecimento;
  • Afilição ou socialização – A necessidade de se sentir pertencente a um grupo, de cooperar com o grupo e de ser aprovado pelo grupo;
  • Poder – A necessidade de influenciar as pessoas, se tornar um líder.

Teorias do comportamento humano

Teoria X

Estabelece que os seres humanos não gostam de trabalhar e o evitam sempre que possível; Preferem ser dirigidos a dirigir; o ser humano médio é pouco ambicioso; as pessoas são incapazes e não querem assumir responsabilidades.

Teoria Y

As pessoas aprendem a assumir responsabilidades; Podem ser motivadas; Podem trabalhar sem serem supervisionadas constantemente; A potencialidade intelectual do ser humano médio pode ser aumentada.

Tipos de poderes

  1. Poder legítimo ou formal
  2. Poder de premiação ou recompensatório
  3. Poder de punição ou penalização
  4. Poder do especialista
  5. Poder de referência

Processos

9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos

É o processo de identificar e documentar papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, e criar um plano de gerenciamento de pessoal.

Este planejamento é utilizado para determinar e identificar recursos humanos com as habilidades necessárias para o êxito do projeto. Essas equipes ou membros da equipe podem ser internos ou externos à organização executora do projeto. Outros projetos podem estar competindo por recursos com as mesmas competências ou conjuntos de habilidades. Considerando esses fatores, os custos, cronogramas, riscos, qualidade e outras áreas do projeto podem ser significativamente afetados.

Entradas

  • Plano de Gerenciamento do Projeto
  • Requisitos de recursos das atividades
  • Fatores ambientais da empresa
  • Ativos de processos organizacionais

Ferramentas & Técnicas

  • Organogramas e descrições de cargos
  • Rede de relacionamentos
  • Teoria organizacional
  • Opinião especializada
  • Reuniões

Saídas

  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos

9.2 Mobilizar a equipe do projeto

É o processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. Consiste em esboçar e orientar a seleção da equipe e designar responsabilidades, a fim de se obter uma equipe de sucesso.

A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontratado, ambiente de projeto em estrutura matricial,  relações hierárquicas internas ou externas, ou diversos outros motivos.

Entradas

  • Plano de gerenciamento de recursos humanos
  • Fatores ambientais da empresa
  • Ativos de processos organizacionais

Ferramentas & Técnicas

  • Pré-designação
  • Negociação
  • Contratação
  • Equipes virtuais
  • Análise de decisão multicritério

Saídas

  • Designações do pessoal do projeto
  • Calendários dos recursos
  • Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

9.3 Desenvolver a equipe do projeto

É o processo de melhoria de competências, interação e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

Os gerentes de projetos devem adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar as equipes de projetos a alcançar um alto desempenho de equipe e cumprir os objetivos do projeto.

Entradas

  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos
  • Designações do pessoal do projeto
  • Calendários dos recursos

Ferramentas & Técnicas

  • Habilidades interpessoais
  • Treinamento
  • Atividades de construção da equipe
  • Regras básicas
  • Agrupamento
  • Reconhecimento e recompensas
  • Ferramentas de avaliação de pessoal

Saídas

  • Avaliações do desempenho da equipe
  • Atualizações dos fatores ambientais da empresa

9.4 Gerenciar a equipe do projeto

É o processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.

Gerenciar a equipe do projeto requer diversas habilidades de gerenciamento para estimular o trabalho em equipe e integrar os esforços dos membros da equipe para criar equipes de alto desempenho. O gerenciamento da equipeenvolve uma combinação de habilidades, com ênfase especial em comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança. Os gerentes de projetos devem fornecer tarefas  desafiadoras para os membros da equipe e reconhecimento pelo alto desempenho.

Entradas

  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos
  • Designações do pessoal do projeto
  • Avaliações do desempenho da equipe
  • Registro das questões
  • Relatórios de desempenho do trabalho
  • Ativos de processos organizacionais

Ferramentas & Técnicas

  • Observações e conversas
  • Avaliações de desempenho do projeto
  • Gerenciamento de conflitos
  • Habilidades interpessoais

Saídas

  • Solicitações de mudança
  • Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
  • Atualizações nos documentos do projeto
  • Atualizações dos fatores ambientais da empresa
  • Atualizações dos ativos de processos organizacionais

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

7 Responses to “Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)”

  1. FERNANDA KAFKA disse:

    Diego boa tarde,

    Gostei muito dos seus materiais, estou estudando para certificação e tem me ajudado.

    Parabens e obrigada.

    Fernanda

  2. Edson Andrade disse:

    Estou iniciando o curso de Gerenciamento de Projetos visando me certificar como PMP e com o objetivo de me informar sobre Custos Afundados entrei em sua página e confesso que fiquei entusiasmado e baxei bastante material seu que tenho certeza que irá me ajudar no meu objetivo.
    Obrigado.
    Edson Andrade

  3. kleber disse:

    quais são so entregáveis do Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (PMBoK 5ª ed.). Por favor, dê alguns exemplos de cada um.

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