A Apple silenciosamente contratou a especialista em segurança, Kristin Paget, para trabalhar na equipe do Mac OS X. Kristin trabalhou anteriormente para a Microsoft como um hacker e ajudou a empresa a solucionar vulnerabilidades do Windows Vista.
De acordo com o perfil dela no LinkedIn, Kristin (anteriormente conhecida como Chris Paget) foi contratada pelo Núcleo de Pesquisa em Segurança OS da Apple em setembro. Ela confirmou por e-mail à revista Wired que agora é funcionária da Apple, mas encaminhou todas as perguntas para o grupo de relações públicas da Apple, a fim de manter o usual sigilo da empresa.
Um porta-voz da Apple se recusou a comentar sobre o assunto.
A decisão de contratar Kristin indica que a empresa está tomando medidas com relação à crescente quantidade de malware voltados para Mac. No início deste ano, mais de 600 mil computadores foram infectados com o Cavalo de Troia Flashback, que estava sendo instalado nas máquinas das pessoas com a ajuda de vulnerabilidades Java. Esse fato levou especialistas a colocar a segurança da Apple no centro das atenções.
Durante o tempo que passou na Microsoft, Kristin tinha sido proibida de falar sobre o seu papel, até cinco anos depois de ter deixado a empresa.
Assim, em 2011, quando o período de cinco anos terminou, Kristin reveloudurante a conferência hacker Black Hat, em Las Vegas, que a Microsoft acreditava que o Windows Vista estava seguro quando entregaram o OS nas mãos de antes do lançamento, mas foram forçados a atrasar a liberação após a especialista descobrir diversas falhas no sistema operacional.
“Impedimos que o Vista fosse entregue com uma porção de erros”, disse ela. “Estou orgulhosa do número de bugs que encontramos e ajudamos a corrigir.”
Quando Kristin e a equipe de hackers da Microsoft terminaram de resolver os problemas no Vista, eles receberam camisetas assinadas pelo VP de desenvolvimento do Windos, Brian Valentine, que dizia “Eu atrasei o Windows Vista por culpa deles”.
No Twitter, em julho, quando foi perguntado a Kristin qual seria o seu trabalho ideal, ela escreveu: “Desenvolver coisas, idealmente hardware focado em segurança. Já fiz muito sendo hacker, agora é hora de criar coisas, pra variar.”
Fonte: Computer World