Em busca de trabalho? Saiba enviar seu currículo e garanta uma oportunidade

image_pdfimage_print

Procurar oportunidades de trabalho no mercado nunca foi tão fácil como nos dias atuais. Basta um clique e pronto! Uma lista de empregos costuma aparecer em uma questão de instantes na tela do computador de quem sabe procurar na internet as melhores vagas.

Mas será que conseguir se candidatar a tantas oportunidades e, ainda assim, assegurar uma futura lembrança de um recrutador também costuma ser tão simples?

De acordo com a consultora em Transition Management da De Bernt Entschev Human Capital, Leandra Cortelleti, a resposta é não, ao menos para quem deseja realmente garantir um bom emprego.

“Independentemente do cargo do profissional, ele deve ter em mente quais serão as empresas de seu interesse, bem como quais as vagas estão de acordo com o seu perfil e apenas mandar seu currículo para oportunidades compatíveis”, recomenda Leandra.

Tiro no escuro

E não pense que tanto cuidado se dá à toa, afinal, segundo a própria consultora, disparar o currículo ‘no escuro’ por aí, pode comprometer e muito a imagem de um colaborador. “Tal atitude não é nada adequada, pois a impressão que causa é que o candidato está desesperado à procura de um emprego e que está interessado em agarrar a primeira oportunidade que aparecer”, diz Leandra.

Por isso, o importante nessas horas é ter calma e avaliar muito bem as vagas disponíveis antes de sair atirando para todos os lados. O que não significa, no entanto, ignorar as redes sociais ou deixar de aproveitar as vantagens de um bom networking.

Aliás, esta atividade, segundo a consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier da Recursos Humanos, Vanessa de Mello Roggeri, jamais deve ser ignorada.

“O profissional deve aproveitar os meios que possui para aumentar sua rede de contatos e assim conseguir novas oportunidades. A família, os amigos e as redes de relacionamento podem colaborar muito com isso. Esse último item, inclusive, costuma ser o melhor meio de conseguir empregos, por ser visado por consultorias e empresas”, conta Vanessa.

A busca

Para se candidatar a uma vaga, o ideal é que o profissional envie seu currículo em anexo e no corpo do e-mail, escreva uma carta formal, descrevendo seus dados para contato e suas principais atribuições. Ao que parece, tal atitude costuma ser muito bem vista pelos recrutadores e pode favorecer os candidatos que quiserem garantir uma oportunidade no futuro em uma empresa.

“Trata-se de uma formalidade que traz o resumo da experiência do candidato, as especializações e a expectativa profissional em um emprego. Quanto mais pontual ele for, melhor será para sua avaliação”, diz Leandra.

Prazo de retorno

Outro dado importante diz respeito à confirmação de recebimento do currículo, bem como a abertura de vagas, afinal, este é um assunto delicado que requer jogo de cintura de quem deseja se candidatar a um emprego em uma agência ou empresa.

“Ao abordar uma consultoria para confirmar o recebimento de um currículo, o profissional deve ter cuidado para não parecer um tanto quanto invasivo, dando a entender que está cobrando o recrutador de uma posição”, diz Leandra.

Segundo ela, o melhor nestes casos é que o candidato se coloque à disposição para mais informações, caso uma vaga com seu perfil venha a surgir. Outra recomendação é não ligar constantemente para a agência para ter um feedback da vaga.

“Ao demonstrar ansiedade, o trabalhador passa uma imagem negativa, de alguém insistente. Por isso, a recomendação é que a ligação para se ter um retorno seja feita após uma semana do envio do currículo”, diz a consultora.

Fonte: Infomoney

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!