CRM: apenas 50% das empresas terão um ROI

Embora a adoção de aplicações sociais por vendas, marketing e serviços de atendimento ao cliente continua a crescer rapidamente, Gartner diz que, até o final de 2012, apenas 50% das empresas da Fortune 1000 receberão um retorno de valor sobre o investimento (ROI) de suas iniciativas de Customer Relationship Management (CRM).

De acordo com o analista, as 50% das organizações da Fortune 1000 que ignoram medir o ROI podem ter seus projetos fracassados. Entre as empresas que não vão ver um retorno de valor, apenas 20% terão os dados para avaliar onde a sua estratégia social está aquém. Estas organizações serão incapazes de justificar o financiamento futuro.

Em comunicado à imprensa, Gartner afirma que durante os próximos dois anos o sucesso do CRM social dependerá de como as empresas e fornecedores dessa tecnologia podem fazer projetos de CRM sociais mais do que apenas um objetivo social, vinculando-os aos objetivos de negócios claros e mensuráveis.

Muitas organizações criaram uma forma de presença social. No entanto, muitas também não têm um objetivo de desempenho claro de negócios para CRM social, estando em fase precoce da sua medição dos resultados de seus negócios.

Os analistas do Gartner afirmaram que esperam que o mercado mundial de licenças de software de CRM sociais e assinaturas totalizem US $ 2,1 bilhões em 2012, contra US$ 850 milhões em 2011, e que a receita de CRM social represente 10% do mercado de CRM em geral.

Fonte: Information Week

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.