Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar?

O trabalho de SEO tem se modificado muito nos últimos dois anos, desde o lançamento dos updates do algoritmo do Google Panda e Penguin, além de os resultados de busca exibirem cada vez mais links patrocinados ao invés de resultados orgânicos.

Isso, ao contrário do que muitos pensam, não é motivo para deixar de investir em SEO; aliás, muito pelo contrário. A busca orgânica, justo pela sua qualidade e pela pouca exibição de resultados em muitos dos resultados, está mais cobiçada e por isso mais concorrida.

Além de concorrer com os links patrocinados, o trabalho de SEO concorre também com mais um outro produto do Google, o comparador de preços Google Shopping.

Sabemos que SEO não só vale a pena, como também é essencial para o sucesso de uma empresa. Entretanto, é preciso saber se chegou a hora de investir em SEO e é sobre isso que pretendo conversar neste artigo.

Resultados dominados

Vejamos os resultados de uma consulta em que na tela aparecem mais resultados patrocinados e de serviços do Google do que propriamente a busca orgânica:

Relação custo x benefício: o dilema

Nem sempre é a melhor hora de investir em um trabalho de SEO, principalmente porque é preciso uma estimativa clara da relação custo x benefício de um trabalho de SEO. Caso uma loja ou empresa esteja começando, não faz muito sentido ela investir em SEO se precisar de resultados no curto prazo. Mesmo que SEO possa trazer alguns benefícios no curto prazo, a empresa precisa gerar o máximo de vendas no menor espaço de tempo e, para isso, os Links Patrocinados (PPC) costumam ser mais eficientes para uma estratégia de crescimento rápido.

O ponto principal de um trabalho de SEO é que, na maioria das vezes, ele não será o responsável direto pelo maior volume de vendas, ainda mais no caso de uma startup. Em contrapartida, caso o empreendedor tenha paciência, SEO poderá trazer o melhor ROI no médio prazo. É a partir deste ponto que uma consultoria de SEO torna-se essencial. Esse é o dilema do investimento em SEO.

Pense em cross media

Uma empresa não pode obter receita de uma única fonte de tráfego. Os consumidores estão cada vez mais inteligentes e exigentes. Os consumidores 2.0 pesquisam bastante antes de adquirir um produto e, por isso, é fundamental que uma marca apareça em todos os canais possíveis.

Analisando cases de sucesso em e-commerce, por exemplo, podemos verificar que a maioria das compras tem interferência direta de diversos canais de tráfego e cada um deles tem um papel decisor no momento de o usuário adquirir um produto. Não invista, portanto, em um único canal de mídia mas em todos – e mensure os que têm maior participação na receita.

Os 2 papéis da busca orgânica

O trabalho de SEO para um site ser encontrado na busca orgânica tem dois papéis muito importantes. O primeiro deles é gerar reputação para uma empresa, uma vez que a busca orgânica é uma mídia formadora de opinião muito eficaz. As pessoas confiam nas informações que encontram na busca orgânica do Google.

Antes de comprar um produto e de comprá-lo em determinada loja, o consumidor irá pesquisar através da busca orgânica todas as informações possíveis sobre o produto e sobre a loja. Por isso, é essencial que marcas apareçam de forma relevante.

O segundo papel é a conversão em si, ou seja, o visitante entrar em contato para obter mais informações sobre um produto, tornando-se um lead, ou adquirir online através de um e-commerce. A busca orgânica costuma ter uma taxa de conversão superior, mas a quantidade de tráfego que se obtém não é necessariamente diretamente proporcional ao que se investe, como acontece com mídias pagas.

Paradoxo: cada vez mais rápido e mais difícil

O trabalho de SEO tem um paradoxo: o algoritmo do Google está modificando cada vez mais rápido as posições de um site e reorganizando o ranking para que os resultados mais relevantes tenham melhores posições. É possível, mais rapidamente do que no passado, mensurar o impacto positivo ou negativo de uma estratégia de SEO.

Por outro lado, o Google está mais e mais exigente com os sites. Ele somente irá entregar posições mais altas no ranking caso o site realmente seja superior. Além disso, o Google tem reduzido drasticamente a quantidade de informações de que um SEO dispõe para fazer o trabalho de SEO. Por exemplo, o Google não informa mais a palavra-chave buscada quando um usuário está logado com uma conta Google, o que impede de saber o termo exato de consulta que levou a uma conversão.

A hora de contratar uma agência de SEO

Agora que entendemos os benefícios e as dificuldades de um trabalho de SEO, precisamos saber a hora certa de iniciar um trabalho de SEO para a maior parte dos sites. Faça as seguintes perguntas e verifique se a sua empresa está pronta para uma consultoria de SEO:

  • Minha empresa possui um bom site?
  • Minha empresa se preocupa com o conteúdo?
  • Meu site já possui algum tráfego de busca orgânica?
  • Meu site já possui fontes de receita?
  • Minha empresa sabe que SEO não é milagre?
  • Minha empresa está ciente de que há técnicas de manipulação e que se as utilizar o site poderá ser prejudicado no futuro?
  • Minha empresa está ciente de que os resultados de SEO dependem de um terceiro (o Google)?
  • Minha empresa está investindo em SEO pensando em médio e longo prazos?

Se você responder “sim” à maioria dessas perguntas, é sinal de que a sua empresa já tem maturidade o suficiente para contratar uma Consultoria em SEO, aumentar seus rankings na busca orgânica e aumentar as receitas. Se responder “não” a muitas delas, convém repensar e investir em mídias de “retorno certo”, para assim garantir um faturamento estável e depois pensar em SEO.

Também quanto à segunda opção, recomendo que o gerente de marketing ou empreendedor faça um curso de SEO. Com ele você poderá aprender toda a arte de SEO, conhecer seus processos e saber o que pode esperar e cobrar de uma agência ao contratar sua consultoria.

Fonte: iMasters – Diego Ivo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

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